E continuando com o nosso tour por Portugal, hoje vamos falar de Valença do Minho, pequena cidade também localizada ao norte do país, que possui aproximadamente 15 mil habitantes. Durante o caminho, ao olhar ao lado, é possível avistar a pequena cidade espanhola de Tui, separada apenas pelo rio Minho. Valença é famosa por ser a porta de saída de Portugal para quem faz o caminho de Santiago de Compostela.
Como a visita em Valença foi apenas um bate-volta, não conseguimos conhecer a cidade inteira, porém, fomos à atração mais famosa e que ocupou toda a nossa passagem por lá. A Fortaleza é hoje, a grosso modo, um bairro construído dentro de uma antiga fortaleza militar que já foi palco de muitas batalhas e até já pertenceu à Espanha. Virou um famoso ponto turístico visitado, geralmente, por muitos viajantes europeus, principalmente espanhóis.
Ao entrar na Fortaleza, você percebe uma pequena vila europeia, ou seja, nada muito diferente da vista de quem já visitou pequenas cidades por lá. A diferença mesmo é quando você chega e se depara com a grande muralha de pedra, que parece mais um castelo medieval gigante. Sem contar a bela vista da cidade rodeada por morros.
Mas voltando ao interior, andar pela Fortaleza é uma delícia. São diversas lojas de lembranças, artistas de rua, restaurantes e não pode faltar as características vielas. Para almoçar, não faltam opções, mas se você tiver o estômago acostumado a pratos diferentes, peça o Arroz de Cabidela – um arroz cozido com pedaços e sangue (sim, sangue) de frango. O sangue do animal é drenado no vinagre para tirar o sabor forte. Eu provei e posso afirmar que é bom, porém, é um pouco forte. De sobremesa, peça a Baba de Camelo, um típico doce português à base de leite condensado cozido.
E aos poucos vamos postando mais sobre o tour que fizemos em Portugal – já falamos sobre Viana do Castelo. Confira mais algumas fotos da Fortaleza de Valença de Minho e não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.