Em tempos que a arte está sendo cada vez mais aceita e admirada, o Brasil vem sendo alvo de grandes exposições e mostras artísticas. Em abril, desembarcou no país a exposição sobre a lendária artista performática Marina Abramovic. E o Artescétera foi ver de perto a trajetória da artista sérvia.

Na exposição, denominada Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI, podemos conferir fotos, vídeos e elementos utilizados em diversas performances de Marina durante sua longa carreira. A mostra é dividida em duas partes; a primeira que conta com 3 instalações e uma série de vídeos performáticos  da artista.

Jpeg

Na área das instalações, podemos conferir The Artist is Present, experiência na qual Marina passou mais de 700 horas apenas encarando as pessoas que sentavam em sua frente, sem limite de tempo, e também conferimos fotos e elementos da famosa performance The House With The Ocean View, onde foram construídos três cômodos suspensos com vista para rua, onde Marina permaneceu por 12 dias realizando atividades rotineiras, como tomar banho, dormir e ir ao banheiro, sendo vista por milhares de pessoas.

Jpeg

A segunda parte oferece ao público a oportunidade de participar e conferir performances e atividades, que fazem parte do método Abramovic. São palestras e atividades com alguns artistas convidados, inclusive Marina Abramovic, que participará de 8 encontros com o publico. O objetivo é explorar a arte de maneira imaterial, a inquietude e a capacidade de estar consigo mesmo.

A mostra acontece no SESC Pompéia diariamente com entrada gratuita até o dia 10 de maio. Os restantes 3 encontros com Marina acontecerão nos dias 15, 18 e 22 de abril; a inscrição é gratuita, porém, deve ser retirado uma senha na bilheteria do SESC no dia do evento, a partir das 13h.

Jpeg

Não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, e não deixe de visitar a exposição Terra Comunal e conhecer mais sobre a lendária artista, considerada por ela mesma a avó da performance, como ela mesma se define.

Jpeg  JpegJpeg