[Texto de Gabriel Augusto]
NÃO! Suits não é só aquela série que a Meghan Markle participou, antes de casar com o príncipe Harry e virar Duquesa. “Homens de Terno” é uma produção que conta a história de Harvey Specter e a sua vida profissional em um escritório de advocacia.
A série fala sobre o mundo do direito, a crueldade nas empresas e deixa claro que, muitas vezes, é necessário ter estômago e fazer coisas que nem sempre vão ao encontro do que acreditamos.
Confira!
1. Você precisa respeitar hierarquias
Quem nunca passou pela situação de ter a certeza de estar certo, porém seu chefe foi contra a sua ideia?
Em discussão com seu associado, Mike Ross, Harvey precisou colocar limites e mostrar quem mandava naquela situação. Harvey, numa das cenas clássicas, mostra com gestos que ele está acima e Ross bem abaixo. Assim, fica claro que, certo ou errado, tem horas que você precisa engolir o orgulho e fazer o que mandam.
2. Vencedores não dão desculpas
Em um dos poucos momentos de descontração, Harvey e seu parceiro, Mike, estão jogando basquete com bolinha de papel e tentam acertar o lixo. Então, depois de uma disputa acirrada, o coadjuvante erra a cesta e coloca a culpa no ventilador.
É aí que o seu mentor fala que vencedores não dão desculpas, eles simplesmente vão lá e vencem. E assim é a vida. Apesar de tudo ser decidido no detalhe e nem sempre haver justiça, as pessoas só lembram de quem venceu. Não tem como fugir disso.
3. Ganhe suas batalhas antes de elas começarem
A vida é feita de concessões, se você não cede é quase impossível ter amigos e pessoas para curtir com você.
Harvey tenta sempre negociar um acordo ou se preparar para ganhar. Assim, ele já sai na frente e ganha uma boa vantagem competitiva. A lição aqui é prepare-se e mexa-se o quanto antes!
4. Não tenha sonhos, tenha objetivos
O papinho de ter sonhos e imaginar o mundo perfeito da Disney é bonito, mas a vida real é um caminhão que passa por cima disso sem dó.
A verdade é que quando você fala em sonho dá a impressão que você está esperando ele cair do céu. Enquanto o objetivo é algo que você se prepara e faz um planejamento para alcançá-lo.
5. Perder pouco ou ganhar muito
Harvey cativou boa parte dos fãs por ser um tipo de advogado jogador: aquele que aposta tudo que estiver na mão. O famoso ousadia e alegria, né?
É uma tática perigosa? Sim! Porém, o personagem mostra que o medo de perder pouco faz perder muito mais e estar sempre pronto para levar um golpe certeiro.
6. Faça uma família
Essa lição parece um clichê bobo, mas é verdade. Aqui eu não vou falar só da família em si, mas também daquela família que você escolhe: os amigos! É muito importante se cercar de pessoas competentes e que vão até as últimas consequências para te ajudar.
Harvey sempre mostra que pessoas em quem podemos confiar valem mais que dinheiro e melhores oportunidades de carreira. É importante saber escolher quem vai estar ao seu lado durante o trajeto da vida.
Por fim, o senhor Specter é um cara controverso: alguns amam, outros odeiam. Porém, é difícil alguém olhar com indiferença para ele. Com uma atitude ímpar e um jeito nada tradicional de resolver os problemas, Harvey, pelo menos profissionalmente, é um exemplo a ser seguido.