O Sesc RJ anunciou nesta terça-feira (22/11) que criará em sua unidade da Tijuca um Centro de Referência em Educação Inclusiva. No local, vai oferecer atendimento multidisciplinar para crianças e adultos com o Transtorno do Espectro Autista e Trissomia 21 (Síndrome de Down), além de formar professores para a atuação nesse campo.
O projeto foi lançado durante o 1º Fórum Sesc RJ de Educação Inclusiva, realizado na unidade de Copacabana e que reuniu nesta terça especialistas, ativistas e Pessoas com Deficiência. O objetivo foi dar um passo inicial na construção do projeto a partir do conhecimento dos estudiosos e das experiências vividas por esse público, disse o Assessor de Educação do Sesc RJ, Gabriel Chalita
“Além de ter um espaço de educação inclusiva, o projeto vamos formar professores da rede pública para que possam construir esse caminho de educar da melhor maneira possível. O grande caminho que o Sesc está traçando hoje é de dizer que não somos os donos da verdade. Para que se construa esse Centro de Referência é preciso ouvir universidades, especialistas, pesquisadores, mães, filhos, pessoas envolvidas no processo. Esse é o primeiro de vários eventos. Durante todo esse processo queremos estudar experiências do Brasil e do exterior, em países como Canadá e Austrália – que são referências em educação inclusiva no mundo -, além de Finlândia, Israel e Estados Unidos.”
A ideia é que o centro reúna num só espaço terapias, atividades formativas para familiares e profissionais, tecnologia assistivas, cultura, lazer e uma programação gratuita e de qualidade. Representantes de universidades, autoridades e ativistas estão sendo convidados a contribuírem com o projeto.