É difícil imaginar, mas o Raimundos trocou as guitarras pesadas pelos violões. Por volta das 21h45 do último sábado (06), a banda subiu ao palco do Teatro Bradesco para o show de lançamento do seu novo disco acústico, que foi gravado em Curitiba, em novembro do ano passado.
Este disco será mais um marco na carreira da banda. Após passar um período turbulento, a banda foi se reerguendo aos poucos, conquistando novos fãs e mostrando aos antigos que ainda está mais viva do que nunca. Em relação ao acústico, com certeza houve um minucioso trabalho para transformar músicas rápidas e pesadas em arranjos de violões, teclados, metais, percussão e até sanfona.
No show, a banda mostrou mais uma vez que não vive de passado e explora na apresentação todas as fases da carreira. Inclusive, um dos destaques ficou para “El Mariachi“, do disco Kavookavala (o primeiro inédito após a saída de Rodolfo), que ganhou uma bela versão mais lenta com um toque de ska. Outra surpresa foi emendar o clássico “Monkey Man“, do Toots & The Maytals (mas que ficou eternizada pelo The Specials), em “O Pão da Minha Prima“.
O show ainda contou com I Saw You Saying, Bonita, Rapante, Palhas do Coqueiro, Papeau Nuky Doe, Baculejo, Mas Vó, entre muitas outras. Em determinado momento do show, Digão anuncia um convidado bem especial: Fred Castro, batera da primeira formação da banda foi ovacionado e teve seu nome gritado pelo teatro lotado. Caio, atual batera, deu lugar a Fred para tocar Selim e Cintura Fina. Marcão, guitarrista do Charlie Brown Jr., acompanhou a banda durante todo o show e também foi homenageado por ela, que fez um belo cover de Lugar ao Sol.
O show foi encerrado com o trio Puteiro em João Pessoa, Esporrei na Manivela e Eu Quero Ver o Oco, que contou com Fred novamente nas baquetas para encerrar a noite com chave de ouro.
Analisando pelo olhar de fã, a banda cumpriu muito bem seu papel de explorar todos os discos no acústico, mesmo com algumas músicas que já poderiam ter saído do repertório e dado lugar a outras. Analisando criticamente, fica aquela falta de ter trabalhado um pouco mais na trinca final, pois, basicamente, só trocaram as guitarras pelos violões, mas nada que perca o charme.
O show original contou com participações de Marcão (Charlie Brown Jr.), Fred Castro, Oriente, Dinho Ouro Preto, Ivete Sangalo, e Alexandre Carlo (Natiruts). O CD e DVD chegam às lojas em maio e, com certeza, vale a pena conferir este registro.