São Paulo acaba de ganhar 42 esculturas e monumentos históricos recuperados, depois de um minucioso processo de limpeza e restauração.

São obras de artistas consagrados, nomes icônicos da arte brasileira, instaladas em regiões emblemáticas da cidade, como a Praça da Sé, a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera. A iniciativa foi patrocinada pela Bombril, com realização da Sequóia Produções, em parceria com o Ateliê Julio Moraes e apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Queremos preservar o patrimônio cultural de São Paulo e chamar atenção às obras importantes, feitas por artistas que ajudaram a construir a história da arte no Brasil”, diz Eduardo Lara Campos, diretor da Sequóia Produções.

Clique aqui para ver as obras.

[fim da atualização]

 

Na semana em que São Paulo completa 465 anos, esculturas e monumentos da cidade passarão por um minucioso processo de limpeza e recuperação. Obras de artistas consagrados como Victor Brecheret, Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Mário Cravo Júnior, Nuno Ramos e Amélia Toledo receberão ainda uma proteção química para a melhoria de sua conservação.

Serão retiradas manchas de pichações, desgastes ocasionados por intempéries diversas e realizadas pinturas e polimentos quando necessário. Ao final do processo, as obras receberão uma cobertura que deve protegê-las e facilitar limpezas futuras.

Idealizado pela Sequóia Produções, o projeto é patrocinado pela Bombril. A iniciativa, que deve estender-se até maio deste ano, teve início no final de 2018, integrando ainda as ações em comemoração aos 70 anos da marca.

O projeto, que já começou em 2018 e ainda passará por diversas fases, vai recuperar obras como Fauno (1944), de Victor Brecheret; Anhanguera (1935), de Luís Brizzolara e Busto de Joaquim Eugenio de Lima (1952), de Roque de Mingo, além de obras de diversos parques e localidades da cidade.

O trabalho de recuperação é realizado por um dos mais importantes e respeitados escritórios de restauro e conservação, o Ateliê Julio Moraes. Cada uma das obras receberá cuidados específicos, de acordo com seu estado de conservação.