Se você acompanhou o blog umas semanas atrás, reparou que fizemos uma viagem de “cabo a rabo” em Portugal e vamos falar aqui de algumas das cidades que passamos. Já falamos sobre Viana do Castelo e Valença do Minho. Hoje, vamos partir para uma cidade conhecida mundialmente e que é considerada por muitos como uma das mais belas da Europa: Porto.

IMG_1290

Nossa passagem por lá foi breve – apenas dois dias – mas o suficiente para confirmar que Porto é realmente um lugar maravilhoso. Como foi a última cidade do roteiro e já estávamos um pouco cansados, deixamos de conhecer alguns locais famosos, como o Estádio do Dragão, Livraria Lello (esta me arrependo amargamente de não ter ido), entre outros. Optamos por fazer uma caminhada geral na cidade, evitando perder muito tempo dentro de cada ponto turístico. Mesmo deixando muitos lugares de lado, valeu à pena.

Para chegar até Porto, alugamos um carro e optamos por ficar hospedados em um AirBnb. Estávamos a 15 minutos a pé do centro histórico, onde fica a Ribeira, local mais famoso da cidade e que rende fotos maravilhosas – fora o fato de ser cercado por muitos restaurantes com pratos deliciosos e baratos (provem a feijoada de mariscos). Da Ribeira, você também vê a ponte D. Luis, que muitos pensam ser de Gustave Eiffel, mas que na verdade é do engenheiro belga Théophile Seyrig, que já colaborou com Gustave em outros projetos.

IMG_1197

Para quem gosta de suvenirs típicos, Porto é um dos melhores locais para se comprar as famosas porcelanas portuguesas. Geralmente os proprietários e funcionários das lojas são os próprios artistas dos produtos, tornando-os peças exclusivas. E para quem gosta de comprar roupas, a rua Santa Catarina é uma das mais famosas da cidade, com lojas de famosas marcas mundiais. Não sou o perfil de viajante que compra roupas, mas por necessidade acabei entrando na loja Pull & Bear. Além de ter algumas roupas bem legais, a loja estava com uma promoção absurda onde camisetas e camisas custavam apenas 1,99 euros. Mesmo estando bem barato, comprei apenas duas. Necessidade.

Outro passeio que vale muito à pena é pegar o elétrico (ou o bondinho), que custa por volta de 5 euros e vai beirando o rio Douro. Desça na última estação, bata um pouco de perna e vá até a Foz do Douro, onde o rio encontra o mar. Maravilhoso.

Um dos principais chamarizes da cidade é o famoso Vinho do Porto e para comprá-lo a melhor decisão é atravessar a ponte D. Luiz (a pé) e ir ao outro lado da cidade, ou seja, para Vila Nova de Gaia. Sim, é só atravessar a ponte que você estará em outra cidade, e é lá que você vai encontrar as melhores adegas e vinícolas. Você paga por um bom vinho – mais ou menos – 7 euros. Para os adoradores (e ricos), você pode adquirir vinhos por diversos valores. De acordo com uma vendedora, um tempo atrás foi vendido um por 7 mil euros. Duvido que este vinho, um dia, será aberto (rs).

Logicamente, não deixe de bater perna pelo centro histórico da cidade e região. Para fazer valer o passeio, o ideal é ficar de 3 a 4 dias na cidade para tentar entrar nos pontos famosos, como o estádio e a livraria que citei acima. Mesmo que sempre vá faltar algo para fazer, é bom conhecer o maior número de pontos turísticos possível. E confirmo novamente o que muitos falam: Porto é realmente uma das cidades mais belas da Europa.

Confira mais algumas fotos de Porto e não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais  FacebookTwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.