olhos que condenam 2

[texto de Gabriel Augusto]

 

[SEM SPOILERS: Para quem assistiu e quem não viu ainda]

Sim! “Olhos que condenam” é, de fato, a pior série para ver em 2019! Para assistir, é necessário fazer força e, a cada episódio, levantar, tomar um copo d’água e respirar fundo.

Leia este texto até o final e entenda o motivo da série ser a pior para assistir em 2019.

 

A história

olhos-que-condenam-netflix

A trama é baseada em uma história real, que conta um emblemático caso judicial dos Estados Unidos sobre quatro jovens negros, sendo um deles com ascendência latina. 

Era noite de primavera de 19 de abril de 1989, os cinco adolescentes resolveram acompanhar um grupo para curtir a noite no Central Park, em Manhattan. Sabe como é, coisa de jovem. Porém, o que parecia ser um rolê despretensioso se tornaria num pesadelo sem fim.

Afinal, na mesma noite, Trisha Meili, executiva branca de 28 anos, foi brutalmente agredida e estuprada enquanto corria ouvindo música em seu walkman. No entanto, mesmo sem ter certeza de quem foi a pessoa ou o grupo de pessoas que cometerem esse ato brutal, a mídia e a opinião pública resolveram  eleger o grupo como responsável.

A história se desenrola mostrando desde os acontecimentos até o julgamento e o resultado dele.

 

Olhos da crítica

jharrel-jerome-olhos-que-condenam

Um dos personagens da história, Korey Wise, garantiu o Emmy para o ator Jharrel Jerome de apenas 21 anos.

Mais uma prova que todo o sofrimento psicológico valeu a pena para levar essa história chocante para o mundo inteiro conhecer.

 

Por que a série é a pior para ver em 2019?

olhos-que-condenam-3

A produção de Ava DuVernay, premiada diretora já indicada ao Oscar por “Selma” e vencedora do Bafta (maior prêmio do cinema britânico) pelo documentário “A 13ª Emenda“, conseguiu fazer o espectador sentir um pouco do que os familiares e amigos próximos do grupo sentiram: indignação.

“Olhos que condenam” não é a pior série de 2019 no quesito qualidade, muito pelo contrário, é uma das melhores. Porém, assistir ao seriado é um soco no estômago, que só a verdade nua e crua dos fatos pode oferecer.

A cada episódio que passa fica difícil acreditar que aqueles fatos realmente aconteceram e que ali estavam pessoas que sofreram muito com a situação. 

Enfim, “Olhos que condenam” é aquela série que machuca, que é desgastante de ver, pois traz uma realidade cruel. No entanto, é extremamente necessária, uma vez que só assim poderemos diminuir as chances de repetir essa trágica história e combater o racismo de verdade.

 

Série: Olhos que condenam

Criação: Ava DuVernay

Onde assistir? Netflix