[Texto de Gabriel Augusto]

 

O início

Quando a Netflix decidiu lançar uma série política estrelada por Kevin Spacey, em meados de 2013, com a direção de David Fincher – o mesmo de Clube da Luta, A Rede Social e O Curioso Caso de Benjamin Button – o que ela imaginava? Apenas sucesso.

No começo, tudo saiu como planejado: atuações geniais de Kevin, novos, mas já elogiados atores, como Kate Mara (que depois atuou em Quarteto Fantástico e Perdido em Marte) e Mahershala Ali (protagonista de Moonlight – Sob a Luz do Luar). Além disso, a coadjuvante Claire Underwood (Robin Wright) era quase uma protagonista.

 

O auge

Logo, a série convenceu a crítica e venceu o Emmy, tornando-se a primeira da categoria a ganhar o prêmio. Um feito que escancarou as portas para produções originais Netflix. A cada temporada, a produção ganhava mais prestígio e orçamento para manter a qualidade. Sem falar que Spacey, ator já consagrado, caminhava para fazer de Frank Underwood o personagem de sua brilhante carreira.

Fora todo o sucesso, a produção sempre foi inteligente e soube brincar com o momento conturbado da política no Brasil e no mundo. Assim, conquistou ainda mais relevância e ganhou um papel de didática para quem não entende o meio sujo da política.

 

A queda

Em novembro de 2017, Kevin Spacey foi acusado de assédio por várias pessoas. Em seguida, o ator foi despedido da produção e até o anúncio de um fim precoce para o seriado foi especulado. Era um choque e vexame muito grandes, mas terminar a série do nada seria ainda pior.

 

O que esperar de HoC?

Agora, a última temporada vai contar com Claire Underwood assumindo o posto de protagonista e, quem sabe, até de chefe de estado americano. O que eles vão fazer com Frank ainda é uma incógnita, afinal, ele era parte fundamental da trama.

O que podemos esperar são grandes reviravoltas e novos elementos para suprir a ausência de Spacey. Além disso, a conclusão de diversas histórias, que precisam de um desfecho. A pergunta que fica é: será que a série vai conseguir impactar novamente o espectador ou os últimos acontecimentos respingaram e sujaram também a produção?

Agora, é esperar a última temporada, que ainda não há previsão de estreia. Assista ao teaser: