O clássico de Francis Ford Coppola completa 50 anos em 2022 e ganhará versão em 4K HDR, exclusivamente nos cinemas a partir de 24 de fevereiro. Separamos aqui alguns fatos e curiosidades sobre um dos maiores clássicos do cinema!
- O produtor Albert S. Ruddy classificou a obra como “um filme aterrorizante e frio sobre pessoas que você ama”.
- Marlon Brando queria fazer Don Corleone parecer “um buldogue”, então ele encheu as bochechas com algodão para a audição. Para as filmagens, ele usava um bocal feito por um dentista; este aparelho está em exibição no Museu Americano da Imagem em Movimento em Queens, Nova York.
- O gato segurado por Brando na cena de abertura era um vira-lata que Coppola encontrou nos estúdios Filmways, no Harlem, Nova York. Ele ronronou tão alto durante a cena que o diálogo teve que ser regravado.
- James Caan usou 127 cápsulas explosivas cheias de sangue para simular balas atingindo-o e o carro tinha mais de 200 buracos de bala pré-perfurados.
- A cena mais cara do filme é a morte de Sonny, custando “apenas” US$100.000.
- A fala clássica “Deixe a arma, pegue os cannoli”/ “Leave the gun, take the cannoli”, que é falada por Richard Castellano como ‘Clemenza’, foi improvisada e não está no roteiro.
- Marlon Brando e Robert De Niro são QUASE os dois únicos atores a ganhar o Oscar interpretando o mesmo personagem, Vito Corleone. Heath Leadger e Joaquin Phoenix também ganharam o Oscar por interpretar o Coringa.
SOBRE A RESTAURAÇÃO
Os três filmes da trilogia épica foram meticulosamente restaurados sob a direção de Coppola e serão disponibilizados em 4K HDR pela primeira vez no formato digital, em todas as plataformas, a partir de 22 de março.
Assista ao trailer!