[Texto de Gabriel Augusto]
A Netflix já alcançou o topo ao se tornar a empresa de mídia mais valiosa do mercado (US$ 152,3 bilhões). Agora, ela pretende se planejar para o futuro, buscando agregar ainda mais qualidade em seu catálogo.
Dificuldades
O serviço de streaming percebeu que vai ser cada vez mais difícil comprar produtos de grandes redes, como HBO, FOX e Globo. Assim, surgiu a ideia de criar séries originais, que, hoje, são o carro-chefe da Netflix e garantem mais liberdade e autossustentabilidade à empresa.
Espaço para experimentar
As TVs vivem de patrocinadores e para recrutar patrocinadores é necessário ter audiência. Sendo assim, um produto que não gera lucro e relevância para o telespectador é rapidamente cortado da grade de programação. Quantos programas já não vimos sair do ar com tão pouco tempo de exibição? No modelo de negócios da Netflix, a experimentação ganha lugar de destaque, pois é possível testar formatos e conteúdos diferentes para os mais variados tipos de públicos. Prova disso são os documentários que criticam o sistema e propagam teorias da conspiração (assuntos dificilmente aceitos em canais de TV aberta) e filmes alternativos, como o Okja (imagem), que propõe uma reflexão poética sobre a indústria de carne no mundo.
Os melhores autores do mercado
Criar séries interessantes que cativam o público não é uma tarefa fácil. Por isso, a Netflix foi agressiva no mercado e trouxe os melhores roteiristas para trabalhar a favor da empresa. O autor de “La Casa de Papel”, Álex Pina, assinou um contrato de exclusividade com o serviço. Além dele, também tem nomes como Ryan Murphy, criador das séries Glee, American Crime Story, American Horror Story e Feud.
E pensa que é barato? O valor do contrato de Ryan Murphy alcança os seis dígitos e gira em torno de 300 milhões de dólares.
Mas a cereja do bolo foi a contratação da produtora de Shonda Rhimes, roteirista muito respeitada no mundo e criadora de “Grey’s Anatomy”, “Scandal”e “How to Get Away with Murder”.
Se as emissoras de TV decidiram declarar guerra contra a Netflix, parece que nessa primeira batalha a empresa saiu vitoriosa. Tirou os nomes mais talentosos de grandes canais e continua soberana em popularidade pelo mundo.
O presente já é a Netflix. Agora, o serviço de streaming se prepara para continuar por muito tempo no topo, garantindo seu lugar no futuro.