[Texto de Gabriel Augusto]
Homens ainda são boa parte dos protagonistas em séries, porém as personagens femininas conseguem ser muito mais que coadjuvantes e “roubam” os holofotes durante os episódios.
Confira nossa lista, que mostra que as mulheres em séries são a alma da história.
1. Mad Men (Peggy Olson)
Mad Men conta a história de um publicitário de sucesso nos anos 60, época de ouro da publicidade. Don Draper pode até aparecer como um dos melhores protagonistas em séries, mas quem realmente manda na produção é Peggy Olson.
Interpretada por Elizabeth Moss, aclamada atualmente como protagonista de “The Handmaid’s Tale”, a série gira boa parte em torno do seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Peggy chega como uma secretária na agência, vira pupila de Don e cresce até chegar ao cargo de redatora. Ela enfrenta o machismo em todos os episódios e acaba sendo um símbolo de resistência para qualquer mulher.
2. Lúcifer (ou Detetive Decker?)
Lúcifer também está naquela lista de grandes personagens em séries, mas sem a Detetive Decker ele já teria voltado para o inferno.
A honestidade e o jeito que Chloe tem de levar seu trabalho impressionam até quem está acostumado com o mundo desde a sua criação.
Não é segredo que eles formam um dos casais mais shippados da atualidade pelos fãs, mas o lado demoníaco de Lúcifer custa a aceitar isso. Vale lembrar que a detetive é muito mais que só uma coadjuvante e se tornou superior até do seu ex.
Isso que é #girlpower!
3. The Big Bang Theory
A série dos nerds super inteligentes já está chegando ao fim. Porém, é impossível pensar nesses caras sem se lembrar de Penny. Ela é o contrário deles: bonita, descolada, porém não tão inteligente.
Fazendo o contraponto perfeito para que a série não seja vista só pela visão dos nerds. A existência de Penny na série é tão importante quanto a de Sheldon e sem ela é improvável que a sitcom teria se tornado o fenômeno que é hoje.
As mulheres cada vez mais ganham espaço nas séries, prova disso é a nova produção da Netflix “Boneca Russa”, que conta com 100% de roteiristas e diretoras do sexo feminino.
E essa pluralidade é ótima para quem quer conhecer novas histórias e pontos de vista diferentes, né?
Veja também o post “As melhores séries com protagonistas femininas“.