Quem é apaixonado por cinema, com certeza já deve ter assistido maravilhas como Laranja Mecânica, O Iluminado e 2001 – Uma Odisséia no Espaço. E quem gostou destes filmes, provavelmente irá comparecer (ou morrer de vontade) na exposição que está acontecendo no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo. E esta exposição é sobre a carreira de um dos diretores mais conceituados (e fodas) do cinema mundial, o mestre (que não está mais entre nós) Stanley Kubrick.
Na mostra, estão expostos diversos objetos da vida pessoal do diretor e, também, peças originais que foram usadas em seus filmes. Além destes objetos, há cartazes, fotos de suas produções, caderno de anotações, roteiros (alguns deles acessível ao público), cronogramas de filmagens, orçamentos e muitos outros documentos originais.
Mas o melhor da exposição, são as ambientações características de seus filmes montadas no museu. No Barry Lindon, uma sala toda vermelha escura com roupas originais do figurino e a câmera que foi usada nas filmagens. No Laranja Mecânica, os manequins originais que faziam parte do lugar onde os arruaceiros iam beber leite. No O Iluminado, foi ambientado detalhadamente o corredor do hotel que o filho de Jack Nicholson andava de triciclo. Mas o destaque ficou para 2001 – Uma Odisséia no Espaço, onde eles recriaram competentemente partes da nave, fazendo você sentir como se estivesse em uma.
Se você mora na cidade de São Paulo, não deixe de ir, pois com toda certeza não se arrependerá. O MIS fica na Av. Europa, 158. O ingresso custa R$10 e nas terças-feiras, a entrada é gratuita o dia inteiro. A mostra ficará no MIS até Janeiro. E se você infelizmente não mora, confira abaixo algumas fotos desta maravilhosa exposição: