No último sábado, dia 28/09, aconteceu no parque Villa Lobos, em São Paulo, a primeira edição do Holi Festival das Cores. Este festival ocorre na Índia, anualmente, e existe há mais de 5 mil anos. Há muitas lendas em torno do festival, mas a ideia principal da festa é celebrar a chegada da primavera.
Na festa, foi distribuído pós das mais variadas cores, para jogar no ar, nas pessoas e colorir o festival. O pó foi produzido à base de farinha de arroz com corantes orgânicos e, portanto, não era tóxico, não manchava a roupa, não causava alergias e não era prejudicial ao meio ambiente.
A primeira edição brasileira contou com diversas atrações diferentes, que agradaram todos os gostos de públicos (adultos, crianças, adolescentes) e que foram festejados e celebrados, com muita alegria, por todos os presentes. A primeira delas foi uma aula, de quase 1 hora, de yoga, onde os primeiros a chegar puderam relaxar e meditar no gramado ensolarado do parque Villa Lobos.
Após a yoga, ainda com todos limpos, o representante da religião Hare Krishna no Brasil (no qual, não lembro o nome) contou um pouco sobre o festival e suas origens. Após breves palavras, começou a tocar músicas características de sua religião, fazendo todos os presentes dançarem e pularem. Foi no meio de uma das músicas, que o aviso para todos prepararem seus pós coloridos foi dado. E a partir daí, começou pra valer o Festival das Cores.
Muitos grupos, de diversos estilos musicais, animaram as pessoas até o fim do festival. Teve baião, reggae, eletrônico, danças indianas, entre outras atrações. E tudo isso regado a muito pó colorido, paz, alegria e satisfação em estar presente no festival.
Gostaria de parabenizar toda a organização do festival, por ter trazido este lindo evento para uma cidade tão cinza como São Paulo. Com certeza, a cidade ficou mais colorida. Confira abaixo algumas fotos do festival:
Fotos: Luciano Castilho / Mariana Colombino