A pesquisa Itaú Cultural/Datafolha sobre hábitos culturais investigou a percepção dos brasileiros sobre o cinema nacional. Seja na tela grande ou nos serviços de streaming, o levantamento mostra que a comédia é uma âncora do cinema nacional – 38% dos entrevistados que assistem às produções locais dizem que gostam das comédias feitas no país.
A pesquisa levantou outros pontos de atratividade dos filmes brasileiros. Segundo o levantamento, 25% dizem que gostam das produções nacionais porque elas retratam a realidade do país. Já 11% vêm o conteúdo como ponto forte do cinema nacional, 8% gostam dos filmes pelos artistas envolvidos, 3% dizem ver como ponto forte assistir ao filme no idioma local e 3% atribuem a preferência por conta dos cenários brasileiros nas produções. 7% não souberam dizer o que mais gostam no cinema brasileiro e 6% não responderam.
A pesquisa avaliou também os pontos negativos do cinema nacional na perspectiva do público. 40% destacam não gostar do conteúdo com palavrões e excesso de violência, 16% não gostam dos gêneros dos filmes brasileiros, 7% não gostam da execução, 3% acham a produção e direção ruins, 12% não sabem o que desagrada nos filmes brasileiros e 16% não responderam.
Entre aqueles que afirmam assistir a filmes nacionais, a última produção mais vista é Minha Mãe é uma Peça, com 21%, seguida de Auto da Compadecida (7%). Tropa de Elite surge com 4% das respostas, seguido por Os Salafrários (3%) e Cabra da Peste (2%). No levantamento, 28% não souberam responder qual foi o último filme brasileiro assistido.
Entre os entrevistados que indicaram o último filme nacional a que assistiram, o acesso ocorreu principalmente pela TV (39%) e pelas plataformas de vídeo sob demanda (30%). Outros 17% baixaram da internet e 12% assistiram no cinema.