[Texto de Gabriel Augusto]
“Guerras do Brasil.doc” é mais uma série documental que chega à Netflix para tentar explicar um pouco sobre a trajetória do nosso país. Se você curte história e quer entender o cenário atual, é fundamental saber os fatos que nos fizeram chegar até aqui.
A produção, que também é exibida no canal curta, além da Netflix, tem 5 episódios de mais ou menos 30 minutos, e conta vários temas essenciais do Brasil.
Um resumo das guerras do Brasil em 5 episódios
Episódio 1: as Guerras da Conquista
O primeiro episódio fala sobre a população indígena, que foi dizimada em sua própria terra pelos portugueses e, posteriormente, por nós. Depois de mais de 500 anos, os índios ainda sofrem para lutar pelas demarcação de território, mas cada vez mais sem sucesso.
Episódio 2: as Guerras dos Palmares
O episódio seguinte fala um pouco sobre a escravidão e a vinda de mais de 12 milhões de negros para o Brasil. Todo esse processo continua, mesmo depois da abolição. O país ainda é muito racista e os negros, em grande maioria, continuam ocupando as classes sociais mais baixas da sociedade.
Episódio 3: a Guerra do Paraguai
Uma das guerras mais sangrentas da América Latina deixou cerca de 370 mil mortos e uniu o Brasil, Argentina e Uruguai numa aliança imbatível. A batalha durou mais de 5 anos e envolveu até crianças num momento final de desespero.
Episódio 4: a Revolução de 1930
O golpe militar que tirou Júlio Prestes do poder para abrir caminho para a “Era Vargas” apresenta várias polêmicas e momentos contraditórios.
Esse é um momento marcante da nossa república e que traz fantasmas da ditadura militar até os dias atuais.
Episódio 5: a Universidade do Crime
Por fim, o último episódio conta a história da criação de facções criminosas que comandam o país de dentro das prisões. A produção ainda escancara toda a dificuldade de se combater o crime organizado e como essa guerra vem sendo perdida por décadas pelos governantes brasileiros.
A série é fundamental para quem quer saber um pouco mais sobre a história do país, mas sem precisar ficar horas e horas lendo livros.
O resumo é bastante significativo e conta com diversos depoimentos de especialistas.
Além disso, mostra que o Brasil realmente não é para amadores. Apesar da alegria do futebol e do samba, o nosso DNA de povo tem uma veia pulsante de guerras e mortes.