“Akokán” é uma palavra da língua iorubá usada em Cuba, que significa “do coração”. E, com toda certeza, cada música de Orquesta Akokán, disco de estreia autointitulado do grupo (com lançamento em 30 de março, pela Daptone Records), se parece com uma mensagem vinda do coração da banda para os ouvintes.
Criada e comandada pelo vocalista cubano José “Pepito” Gómez, a Orquesta Akokán é um grande coletivo que reúne alguns dos melhores músicos da ilha de Cuba, tanto novos quanto experientes. O disco traz apenas músicas originais e foi gravado durante uma sessão de três dias no Estudios Areito, em Havana. O Areito é um dos mais antigos estúdios do mundo e abrigou a produção de importantes álbuns cubanos.
Orquesta Akokán foi produzido por Jacob Plasse e teve os arranjos realizados por Mike Eckroth. Desde a primeira faixa, o disco mostra ao que veio. “Mambo Rapidito” e “Un Tabaco para Elegua” têm um ritmo contagiante ora comandado pelo baixo, ora completado pelas ricas cascatas de piano, mas sempre apimentado pela alegria de Pepito. Confira abaixo os dois singles “Mambo Rapidito” e “Un Tabaco para Elegua”.