Agora é lei. O Governo do estado sancionou a Lei 9.479/21, do deputado Noel de Carvalho (PSDB), que tornou o teatro O Tablado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial do estado.
“É mais uma vitória para nosso estado e nossa cultura. A arte também é fundamental nas nossas vidas, principalmente nesses tempos tão difíceis pelos quais estamos passando. O legado de Maria Clara Machado é eterno. É um orgulho fazer parte da história do Tablado”, comemora Noel de Carvalho.
A lei foi aprovada pela Alerj no dia 4 deste mês, véspera do Dia Nacional da Cultura, e marca as comemorações do centenário de nascimento da criadora do Tablado, a dramaturga Maria Clara Machado, e dos 70 anos do teatro, ambos este ano. Mas a lei é apenas uma das homenagens do deputado Noel de Carvalho para a dramaturga e o teatro.
Por sugestão de Noel de Carvalho, a Alerj concedeu à Maria Clara Machado a Medalha Tiradentes, a maior honraria do estado, e Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações aos atores do Tablado.
Dia do Teatro para a Infância e Juventude
O deputado também já propôs à Alerj o projeto de lei 5.165/2021 pedindo a inclusão no calendário oficial do estado do Rio do Dia do Teatro para a Infância e Juventude. A data escolhida foi 3 de abril, dia do nascimento de Maria Clara Machado, mineira de Belo Horizonte e que veio para o Rio com 4 anos.
“Maria Clara escreveu e encenou dezenas de peças infantis de sucesso, deixando um legado precioso para as artes cênicas do país e para nossas crianças. Pessoas do mundo inteiro conhecem a obra de Maria Clara. Ela merece esse reconhecimento”, disse Noel.