A fotografia é o ponto de partida da obra de Ana Vitória Mussi, mas não é seu único destino. A artista catarinense e radicada no Rio de Janeiro desde a década de 1970, é uma das precursoras do uso de novos suportes na arte contemporânea brasileira. Entre os dias 8 e 11 de novembro, seu trabalho será exibido pela Galeria Lume em um solo na Paris Photo, maior e mais antiga feira de arte internacional dedicada exclusivamente à fotografia. O evento ocupa o histórico salão de exposições e complexo de museus Grand Palais, em Paris.
Quase sempre em tom de crítica, Ana Vitória Mussi – que também participa da mostra itinerante Mulheres Radicais, em cartaz até 19 de novembro na Pinacoteca – investiga a fotografia e a vira do avesso. Sua linguagem não se retém apenas ao registro documental, vai além e constrói poéticas sobre a imagem.
Marcando a estreia como a primeira galeria brasileira a participar da Paris Photo, a Lume integra o Prismes (Prismas, em português), setor curado que visa apresentar projetos excepcionais de grandes formatos, séries e instalações, explorando o meio fotográfico em suas mais diversas formas e práticas. Em seu estande, a galeria expõe duas obras histórias da trajetória da artista.