Em tempos que o Brasil conta com mais e mais exposições, há sempre uma que se destaca mais que outras. No fim de setembro, desembarcou em São Paulo a mostra Frida Kahlo – Conexões entre Mulheres Surrealistas no México e, desde seu início, enormes filas contornam o local da exposição. E nossos amigos e parceiros do blog Além do Sofá compareceram na exposição para saber e contar um pouco mais da história da artista mexicana e do que viram por lá.
Frida é uma artista influente e que deixou um importante legado, tanto pelo exímio talento quanto pela sua vida pessoal; marcada por tragédias como o acidente de ônibus em que lhe causou uma perfuração na pélvis, abortos, pela poliomielite contraída na infância e, pela conturbada vida com seu marido, Diego Rivera. São estes e outros momentos em que a artista retratava em suas obras.
A mostra também conta com obras de outras artistas mexicanas e mexicanas radicadas, como Lola Álvarez Bravo, María Izquierdo, Leonora Carrington, Kati Horna, Jacqueline Lamba, Alice Rahon, Remedios Varo, Bona Tibertelli, Bridget Tichenor, Cordelia Urueta, Lucienne Bloch, Olga Costa, Rosa Rolanda e Sylvia Fein. As obras retratam entre pinturas, esculturas e fotografias, a fascinante cultura mexicana por intermédio de Frida.
As artistas expõem seus trabalhos de forma intensa e expressiva, como uma catarse psicológica e espiritual, abrangendo de forma surrealista a exploração do subconsciente mágico, da influência na cultura mexicana e na família.
A exposição acontece até o dia 10 de janeiro de 2016 no Instituo Tomie Ohtake – Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela rua Coropés), de terça a domingo, das 11h as 20h. Confira algumas fotos da mostra e não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.