A Sessão Vitrine Petrobras é destaque na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 18 e 31 de outubro, e no Festival do Rio, entre 1º e 11 de novembro no Rio de Janeiro. Serão três filmes nos dois eventos, incluindo o premiado “TEMPORADA”, de André Novais.
“SUEÑO FLORIANÓPOLIS”, escrito e dirigido por Ana Katz, ganhará estreia nacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em seguida, o filme será exibido em caráter Hors Concours na Première Brasil do Festival do Rio. Coprodução entre Brasil, Argentina e França, o filme conta a história de uma família que viaja da Argentina para o Brasil em busca de reconexão entre si. No elenco, estão os atores brasileiros Andréa Beltrão, Caio Horowicz, Marco Ricca, e os argentinos Mercedes Morán, Gustavo Garzón, Manuela Martinez e Joaquin Garzon. O longa conquistou três prêmios no Karlovy Vary International Film Festival: Melhor Atriz (Mercedes Morán), Prêmio Especial do Júri e Prêmio da Crítica Internacional, e foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián. O longa chega ao circuito comercial no dia 15 de novembro.
Os cineastas Filipe Matzembacher e Marcio Reolon voltam ao Festival do Rio com seu novo projeto, “TINTA BRUTA”, que concorre ao Troféu Redentor na Première Brasil. Em outubro, o longa também será exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com roteiro assinado pela dupla de diretores, o filme conta a história de Pedro (Shico Menegat), um jovem que tenta sobreviver em meio a um processo criminal, à partida de irmã e única amiga e aos olhares que recebe sempre que sai na rua. Sob o codinome Garoto Neon, Pedro se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás do mesmo. “TINTA BRUTA” teve estreia mundial no Festival de Berlim, em fevereiro, e chega aos cinemas brasileiros em 06 de dezembro.
Já o grande vencedor do 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, “TEMPORADA“, de André Novais Oliveira, é um dos destaques da programação da Mostra SP. O filme pauta o cotidiano de Juliana (Grace Passô) ao mudar para a periferia de Contagem, em BH, em função de seu trabalho. Dedicada a combater as endemias da região, ela vive experiências capazes de mudar a sua vida completamente. O longa, que levou os troféus Candango nas categorias Melhor longa-metragem, Melhor Atriz (Grace Passô), Melhor Ator Coadjuvante (Russo APR), Melhor Direção de Arte (Diogo Hayashi) e Melhor Fotografia (Wilsa Esser). O filme estreia em 17 de janeiro de 2019.