Depois de ser recebido na Europa, Ásia, EUA e ser premiado na Espanha em setembro de 2018, o longa-metragem Guitar Days – An Unlikely Story of Brazilian Music, lança trailer antes de estrear na programação do Festival In-Edit, que chega à 11ª edição e acontece durante o mês de junho, em São Paulo.
O diretor colheu depoimentos de personagens centrais do indie rock nacional e gringo para tratar das grandes histórias (e também dos detalhes) de um cenário musical que mudou toda a estética do rock brasileiro.
Entre os entrevistados estão músicos das bandas Maria Angélica, Pin Ups, Second Come, Killing Chainsaw, Mickey Junkies e PELVs; os saudosos Kid Vinil e Carlos Miranda, e os internacionais Thurston Moore (Sonic Youth), Mark Gardener (Ride), Stephen Lawrie (The Telescopes), além do jornalista que cunhou o termo “grunge”, Everett True.
O filme, assinado pelo paulistano Caio Augusto Braga, traça as linhas do tempo das guitar bands e da construção do Indie Rock brasileiro cantado em inglês, desde seus primórdios, ali no final dos anos 80, passando pelo boom nos anos 90 e seguindo até a atualidade.