Um tema muito comum de se abordar nos filmes é a vingança. Quantos filmes você já não assistiu que o policial teve seu parceiro morto e foi em busca do responsável? Ou de um pai de família que teve sua família assassinada e procura vingança? Ou até mesmo aquelas comédias onde um valentão da escola oprime um nerd e ele quer dar o troco? É um tema que se encaixa, definitivamente, em qualquer gênero.

Fazer um filme de vingança tudo bem; mas e quando você decide fazer tal produção abordando o tema apenas nos primeiros 30 minutos? E pra piorar, e se você fizer o filme de trás pra frente? Parece confuso, mas alguns anos atrás, o cineasta franco-argentino Gaspar Noé presenteou o mundo com uma obra polêmica que possuí estas características. Hoje o Filme Estranho Pra Gente Esquisita vai falar do polêmico Irreversível!

irreversible-still

Irreversível foi lançado em 2002 com uma proposta no mínimo diferente; contar uma história de trás pra frente. A trama conta sobre um casal e um amigo, cujo este amigo também é ex-namorado da mulher, que  estão em uma festa e, após a mulher sair sozinha devido a uma pequena discussão, ela é brutalmente estuprada em um túnel do metrô de Paris. O marido e o amigo saem pelas ruas de Paris procurando o culpado pelo crime.

Irreversible-distrubing-scene

Conforme citado acima, Irreversível acontece literalmente de trás para frente, começando com a conclusão da história, ou seja, uma confusão na porta de uma boate após os dois acharem o culpado pelo estupro. As cenas seguintes são todos os passos dados pelos dois amigos em busca do criminoso, porém, sempre voltando no acontecimento anterior da cena atual. O filme mostra desde a conclusão da captura do estuprador até o momento anterior do casal ir para a festa.

Irreversible

Outro fator que torna Irreversível bem diferente, é a sutileza misturada com o brutal. Noé consegue provocar tensão, agonia, pavor, tesão e romantismo no mesmo filme, sempre passando por toda a trajetória do trio de protagonistas, onde por momentos o amigo ainda se mostra apaixonado pela mulher, o marido que abusa da bebida e das drogas e, o próprio casal em si explorando seu grande amor. Aqui ressalto a menção do inicio do texto, onde a vingança – tema principal da história, é explorada depois da metade do filme.

irreversible-mise-en-scene-4

O filme, estrelado por Vicent Cassel e a bela Monica Bellucci (também casados na vida real), causou muita polêmica em suas primeiras exibições devido à duas fortes cenas; a do estupro no túnel e a de um assassinato na boate, ambas bem explícitas. Independente das cenas fortes, Irreversível é obrigatório para quem é fã da sétima arte, pois aborda uma diferente técnica de narrativa explorando a brutalidade e a delicadeza do cinema europeu. Confira o trailer abaixo e não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.