Você já parou pra pensar que mentes brilhantes passam a maior parte do tempo, sentados em suas mesas, enquanto pensam nas próximas ideias que vão revolucionar o mundo?
Cada elemento disposto diz muito sobre a personalidade de seus donos e têm um impacto profundo nas novidades que estão por vir. A equipe criativa da CashNetUSA fez uma pesquisa profunda e recriou, em 3D, os espaços de trabalho de alguns grandes nomes, que habitam ou já habitaram a Terra, e o resultado você pode conferir nas imagens abaixo.
Depois de ler este post, tente reorganizar seu espaço de trabalho e, quem sabe, ser o próximo Stephen Hawking do planeta.
Mark Zuckerberg – CEO do Facebook
Para a maioria dos CEOs do mundo, o espaço de trabalho de Mark Zuckerberg é pouco sofisticado. Sua mesa é customizada com um grafite que diz “Zuck-1” e fica localizada no meio do escritório, sem separação de sua equipe.
A maioria dos ornamentos em cima da mesa tem um significado relacionado ao Facebook, como uma madeira com o logo da empresa esculpido e o dinossauro de privacidade. Mas também há itens inspiradores, como um modelo do satélite que o Facebook pretende usar para levar internet sem fio à África e uma pilha de livros do desafio “Year of Books”.
Jane Goodall – Primatologista, Antropóloga e Autora
Jane Goodall passou grande parte de seu tempo no campo, pesquisando o comportamento dos chimpanzés na natureza. Por isso, a configuração de sua mesa era simples e cheia de objetos funcionais, como jarros, frascos, potes, uma máquina de escrever para fazer suas anotações e um rádio transmissor, que a mantinha em contato com o mundo exterior. Na verdade, seu local de trabalho era uma mesa de jantar adaptada.
Roald Dahl – Autor
A mesa de Roald Dahl era repleta de objetos que o lembravam de suas aventuras pelo mundo e exercitavam sua criatividade para continuar escrevendo. Dentre alguns itens, estavam um tablete sumério com escrita cuneiforme e uma réplica do avião Hurricane – o mesmo que ele voou na II Guerra Mundial. Ele também mantinha alguns objetos enviados por fãs, como um bola prateada feita de embalagens de chocolate e uma pedra opala bruta.
Stephen Hawking, Autor e Cientista
A mesa de Stephen Hawking continha elementos que estimulavam sua mente criativa. Entre eles estavam a réplica de um ônibus espacial e um mapa-mundi de cristal, que ganhou de presente da NASA. Alguns itens da mesa também revelavam sua personalidade bem-humorada, como uma miniatura completa de seu personagem nos Simpsons, com direito às hélices de helicóptero e luva de boxe para dar socos nas pessoas indesejadas.
Elon Musk – CEO da Tesla e SpaceX
Elon Musk também foi parar nos Simpsons e é uma das mentes mais brilhantes de sua geração. Em seu canto de trabalho é possível ver seu fasíneo pelo espaço sideral. Miniaturas da missão espacial Apollo e de seu próprio foguete SpaceX – Falcon One – fazem parte da decoração, juntamente com um tablet para desenhar e um computador com um grande monitor.
Jon Stewart – Comentarista e Comediante
Jon Stewart fez da ideia “news as comedy” uma sacada do século. Porém, apesar da hierarquia das redações de TV, sua mesa é o clichê que se espera de um escritor de comédia: potes de chiclete, um capacete de construção, cubo mágico e seu fiel MacBook em meio a montanhas de papel. Sua mesa é a prova de que a produtividade pode ser real até mesmo nos ambientes mais caóticos.
Aaron Sorkin – Roteirista
Ser roteirista requer ter acesso a variadas fontes de inspirações. No espaço de trabalho de Aaron Sorkin, que já ficou à frente de tantos projetos cinematográficos, é possível encontrar um exemplar antigo da revista Life, uma piteira e seus 6 Emmy Awards enfileirados ao lado da réplica de um veleiro. Ah, é fácil encontrar também uma caixinha de Yoohoo, um achocolatado americano.
Martha Stewart – Empresária, Escritora e Apresentadora
O espaço de trabalho de Martha Stewart foi construído em sua cozinha, aproveitando todos os espacinhos para deixar tudo em ordem. Na mesa, dois laptops e uma TV grande assumem o papel central de seu trabalho, enquanto pilhas de livros e post-its ficam a mão para eventuais necessidades. Reparem também na placa de “não entrar” próxima ao telefone.
E aí, sua mesa é parecida com alguma dessas? Lembre-se que o ambiente de trabalho ideal é aquele que deixa você confortável para criar sem barreiras.