Muitas cidades ao redor do mundo são conhecidas por suas artes. Elas foram (e são) abrigos de museus, coleções e artistas no decorrer dos anos. Pensando nisso, o grupo de criativos Chris Tucker, Marcus O’Connor, Jessica Barrett, Ilias Sounas e Mike Nudelman criou uma série de mapas de grandes metrópoles do mundo sob a perspectiva de renomadas personalidades da arte.
Cada mapa reflete o estilo dos artistas, através de cores, formas e pequenos detalhes, como as ruas de suas casas e lugares favoritos. Além de lindos, os mapas também servem, claro, para guiar os visitantes.
Abaixo você confere toda as versões:
Tóquio – Yayoi Kusama
Famosa por suas icônicas bolinhas, Yayoi Kusama começou sua carreira em Tóquio, antes de se aventurar na vanguarda nova-iorquina.
Londres – Bansky
O artista britânico anônimo Bansky é conhecido por sua arte controversa e provocativa, que critica a cultura do consumo, conflitos geopolíticos e a vida moderna de um modo geral.
Florença – Leonardo da Vinci
O pintor, arquiteto, inventor e anatomista usou sua genialidade e criatividade para quebrar as barreiras de tudo o que existia antes dele. Suas anotações, na maioria das vezes indecifráveis e escritas em códigos, continham rabiscos de aviões, helicópteros e bicicletas.
Amsterdã – Van Gogh
Van Gogh é um dos pintores mais conhecidos e influentes da arte ocidental. Seu trabalho, sempre carregado de pinceladas pesadas, dramáticas e cores ousadas, foram fundamentais para a consolidação da arte moderna. Durante o período que fazia faculdade em Amsterdã, Van Gogh costumava dar longas voltas pela cidade para admirar e se inspirar com sua beleza.
Los Angeles – David Hockney
David Hockney foi um dos precursores da cena pop britânica, mas sua história vem sendo vinculada à cidade de Los Angeles desde os anos 60. Sua arte é conhecida por suas piscinas brilhantes e onduladas, bem como pelas paisagens de cores fantásticas, que retratam o caminho de sua casa na praia (em Malibu) até seu estúdio (em Hollywood Hills).
Nova York – Andy Warhol
Um dos artistas mais famosos e defensores da pop art, Andy Warhol ficou famoso, nos anos 60, com suas pinturas em silk-screen de latas de sopa Campbell e garrafas de Coca-Cola. Embora muito criticado por sua ideologia consumista, ele foi, para muitos, o artista que tornou a arte acessível para as grandes massas.
Melbourne – Sidney Nolan
Um dos maiores artistas modernistas da Austrália, Sidney Nolan passou sua carreira pintando o interior australiano e as tradições de vida no campo. Seu trabalho sobre o bushranger Ned Kelly é considerado uma das mais importantes séries de pintura australiana do século XX.
Joanesburgo – William Kentridge
William Kentridge é conhecido por seus desenhos arrojados e grosseiros em carvão, que ele mesmo costuma filmar, durante o processo de produção. Para compreender e apreciar plenamente sua arte, muitas vezes é necessário entender a condição sociopolítica e história da África do Sul primeiro.
Conteúdo cedido por Credit Card Compare.