Trabalhar, ouvir música, assistir nossos programas favoritos, conversar com amigos e familiares – tudo está conectado à internet. Entre as atividades que realizamos conectados à internet, destaca-se o streaming de vídeo. É uma tendência crescente em todo o mundo e no Brasil não é exceção.
Testemunhamos um rápido desenvolvimento de serviços de convergência de internet e dispositivos móveis e, de acordo com o estudo da JustWatch no segundo trimestre de 2023, a Netflix ainda detém a maior fatia do mercado de streaming do Brasil, com 29%. Outras plataformas continuam conquistando espaço, com o Prime Video e o Disney+ tendo 19% e 14% de parcela de mercado, respectivamente.
Nos últimos anos, os modelos FAST e AVOD experimentaram um aumento significativo na popularidade entre os telespectadores no Brasil. Esses dois modelos de publicidade são baseados na entrega de conteúdo aos espectadores com pouco ou nenhum custo, em troca de intervalos comerciais. No entanto, eles diferem na abordagem e nos resultados que buscam.
Gustavo Marra, presidente da TVCoins, uma plataforma de distribuição e monetização de vídeo que cria aplicativos de streaming gratuitos e de marca branca para proprietários de conteúdo com conteúdo ao vivo e sob demanda, fala sobre as diferenças dos modelos FAST e AVOD:
FAST
As plataformas FAST oferecem conteúdo gratuito com anúncios integrados. O FAST baseia-se no princípio de que os espectadores têm acesso ao conteúdo da plataforma com pouco ou nenhum custo em troca da exibição de anúncios. Esses canais são lineares e oferecem programação fixa para uma audiência massiva por meio de dispositivos conectados.
Este modelo é muito popular na indústria de streaming de vídeo, pois oferece a todos os espectadores acesso fácil a conteúdo de alta qualidade. Além disso, o FAST é uma forma eficaz de gerar receita para as empresas, pois elas podem vender espaços publicitários para quem deseja atingir um público ou região específica.
AVOD
Nesse modelo, os anúncios são integrados ao conteúdo, os espectadores veem a publicidade antes, durante ou depois de visualizar o conteúdo. Quando um usuário escolhe o conteúdo sob demanda do catálogo da plataforma, o servidor ajuda a personalizar a publicidade com base nas preferências de visualização, além do perfil demográfico do usuário.
O modelo AVOD também é muito popular na indústria de streaming de vídeo, pois permite que as empresas gerem receita significativa com a venda de espaço publicitário. E a demanda por inventário de publicidade em streaming vem crescendo rapidamente, devido às condições favoráveis que oferece às agências de publicidade e às marcas.
Principais diferenças entre FAST e AVOD
A principal diferença entre FAST e AVOD é a forma como os anúncios são apresentados aos espectadores. No modelo FAST, os anúncios são integrados ao conteúdo, o que significa que os espectadores não podem pular os anúncios e devem visualizá-los. No modelo AVOD, os anúncios são apresentados antes, durante ou depois do conteúdo, às vezes permitindo que os espectadores pulem os anúncios, se desejarem.
Outra diferença é a apresentação do conteúdo. Enquanto o FAST é linear, o AVOD é on demand, o que significa que os espectadores podem escolher qualquer título disponível, desde que tenham acesso à Internet. Ao visualizar um canal FAST, os usuários devem observar o que está sendo transmitido naquele momento específico.
Quanto à monetização, ambos os modelos possuem suas vantagens e desvantagens. No modelo FAST, a receita de publicidade é gerada por meio da venda de espaço publicitário designado. O modelo AVOD também inclui publicidade, porém esta é direcionada e inserida em pontos de interrupção.
Compreendidas as principais características dos modelos FAST e AVOD, fica mais fácil saber qual deles impactará melhor o seu público, de acordo com o que você acha que seus anunciantes estão buscando. A TVCoins oferece uma opção única, mesclando essas duas tecnologias, além de fazer uso do formato white-label, assim ao construir uma plataforma customizada para seus clientes, você tem todos os elementos para obter os melhores resultados em termos de monetização de conteúdo.