[Texto de Gabriel Augusto]
A Consciência Negra é uma data fundamental para refletir quanto o preconceito e o racismo é retrógrado. Além disso, é importante para mostrar que a cor da pele não significa nada, ou pelo menos não deveria significar.
Confira algumas séries fundamentais para entender e conhecer mais sobre a rica cultura negra.
1. Todo Mundo Odeia o Chris
Por trás das piadas do comediante Chris Rock, é possível ver o quanto é difícil nascer negro e pobre no gueto de Nova York. Chris sofre preconceito por onde passa, até mesmo de uma professora.
Além disso, seu pai precisa ter dois empregos para conseguir sustentar a casa. Economizar com tudo era uma regra fundamental. E, claro, que isso vira piada na série.
É possível entender como os negros americanos viviam na década de 80. Tudo isso rindo para não chorar das situações.
2. Mister Brau
A série brasileira criada pelo gênio Jorge Furtado trouxe os casados na vida real, Taís Araújo e Lázaro Ramos, como protagonistas. Brau é um cantor, que teve ascensão meteórica, e Michele é sua esposa, empresária e coreógrafa.
Após o sucesso, eles decidem mudar para um condomínio de luxo, mas não são tão bem recebidos pelos seus novos vizinhos.
A série explora muito bem a cultura negra e como a música e as roupas de origem africanas nos conectam com as nossas verdadeiras raízes.
3. The Get Down
A primeira série musical da Netflix trouxe cenário e trilha sonora incríveis. A produção é dirigida por Baz Luhrmann, criador dos clássicos “Moulin Rouge” e “Romeu + Julieta”.
A série aborda desde o surgimento do hip hop nos anos 80, até as batalhas de Mc’s e a influência dos DJ’s arranhando vinis no Bronx.
Também fica fácil notar como o preconceito está enraizado na sociedade e que até os próprios negros, muitas vezes, não conseguem enxergá-lo ou combatê-lo.
4. Cara Gente Branca
Dedo na ferida e muita coragem para tocar em temas delicados. É assim que “Cara gente branca” chegou: causando polêmicas, antes mesmo de estrear na Netflix.
A série mostra como é difícil, para um jovem negro, fazer parte de uma boa universidade americana, onde a maior parte dos alunos é branca.
Questionar privilégios e falar abertamente sobre o preconceito nos EUA fez a Netflix sofrer muitos xingamentos e questionamentos nas redes sociais. Só por isso a série já provou que mandou bem.
5. American Crime Story: As pessoas vs O.J Simpson
No ano de 1995 nada mais chocou os Estados Unidos como esse caso: O. J. Simpson foi um grande atleta de futebol americano, acusado de matar a ex- esposa e o namorado dela.
O foco central da série mostra os advogados do astro explorando o fato da polícia ser preconceituosa e matar muitos negros. Por isso, segundo a defesa, eles também queriam acusar O. J. e manchar a imagem dele de ídolo no país.
A produção conta com um elenco incrível: Cuba Gooding Jr., John Travolta e David Schwimmer (o Ross de Friends). As semelhanças dos acontecimentos reais com as interpretações deixam qualquer pessoa impressionada.
É sempre bom lembrar que a Consciência Negra não pode ser um dia e sim um fato natural. Respeitar e entender que as nossas diferenças não querem dizer nada é o primeiro passo para viver em um mundo mais feliz.