A espera finalmente acabou! Nos últimos 4 dias aconteceu a maior feira de entretenimento do mundo em São Paulo, a Comic Con Experience, evento americano que traz as maiores novidades do cenário geek, lançamentos no cinema, seriados, games, quadrinhos e muito mais. E logicamente, o Artescétera não podia deixar de participar deste evento.
A primeira edição no Brasil superou as expectativas. Foram aproximadamente 20 mil pessoas nos dois primeiros dias e 25 mil nos dois últimos, lotando o grande espaço do Expo Imigrantes, que contava com stands dos mais famosos representantes da indústria de entretenimento do Brasil e do mundo, como Warner, Marvel, FOX, MTV, Panini, Pixar; além dos stands exclusivos de filmes e séries como Os Vingadores, Divertida Mente, Game of Thrones, Star Wars, entre outros.
Assim como nas edições gringas, famosos não poderiam faltar por aqui. Convidados mais que ilustres como o ator Sean Astin (O Senhor dos Anéis / Os Goonies), Edgar Vivar (Sr. Barriga), Brad Dourif (dublador de Chucky – Brinquedo Assassino / O Senhor dos Anéis), Jason Momoa (Conan / futuro Aquaman), Jim Morris (presidente da Pixar), Maurício de Sousa, e muitos outros, marcaram presença na Comic Con para falar de futuros projetos e novidades.
Muita coisa boa vai vir por aí!
Entre estes projetos e novidades estão continuações de alguns projetos da Pixar / Disney, como o já anunciado Toy Story 4, Procurando Dory (continuação do clássico Procurando Nemo) e Os Incríveis 2, todos anunciados por Jim Morris.
Sean Astin foi um dos pontos altos do evento. Com o auditório lotado, Astin (sempre com bom humor) fez o famoso juramento de Os Goonies em português junto com o ator Brad Dourif, mostrou sua tatuagem em homenagem ao filme O Senhor dos Anéis, disse que Steven Spielberg dirigiu algumas cenas de Os Goonies e que, se houvesse uma continuação do filme, teria que ser rodada no Brasil.
Jason Momoa está perto de se tornar um grande astro, já que o futuro Aquaman falou que assinou contrato para viver o super-herói em 4 filmes. O ator também foi muito cobiçado e um dos mais procurados para autógrafos e fotos.
No painel de Os Vingadores – A Era de Ultrom, Joss Whedon, diretor do filme, apareceu em um vídeo e lamentou não poder participar da CCXP, já que está envolvido na pós-produção do filme. Logicamente o público foi ao delírio.
Uma homenagem ao Chaves foi realizada com a presença do ator Edgar Vivar, intérprete do Sr. Barriga, que se emocionou ao falar do amigo falecido no último dia 28 de novembro. Cenas do seriado foram mostradas e o ator era sempre aplaudido de pé por mais de 2000 pessoas no auditório.
Maurício de Sousa foi outro homenageado na Comic Con pelo seu trabalho. Também falou de muitos projetos, como a Turma da Mônica Adulta, que só vai sair do papel daqui há 3 anos.
Diversos cartunistas do Brasil e do mundo marcaram presença no evento para apresentar seu trabalho e para atender milhares de fãs em busca de autógrafos e rápidas ilustrações para guardar na coleção. Dentre todos, o mais aguardado era Scott Snyder, conhecido pelo seu trabalho na HQ Vampiro Americano e os atuais quadrinhos do Batman (Os Novos 52).
E para animar todos os presentes, cosplays por toda a parte, fantasiados dos mais diversos personagens (confesso que muitos eu não conhecia) de filmes, games, séries e HQs.
A Comic Con Experience provou que o cenário geek no Brasil é maior do que pensávamos e que é um mercado que cresce cada dia mais por aqui. Os organizadores estão de parabéns pelo evento, que foi muito bem planejado e contou com poucos pontos negativos, como enormes filas e o absurdo de cobrarem para tirar fotos e pedir autógrafos dos famosos. E quem merece os parabéns também são os fãs brasileiros, que como sempre, mostram ser o maior e melhor público do mundo. Os famosos piram (rs).
Não se esqueça de acompanhar o Artescétera nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram! E que venha a próxima CCXP em 2015! Confira abaixo algumas fotos do evento:
fotos: Luciano Castilho