[Texto de Gabriel Augusto]
Nada melhor do que rir para aliviar o estresse do dia a dia. Porém, vale lembrar que humor é sempre o “patinho feio” nas premiações de cinema e televisão, e que o formato de comédia/sitcom já foi mais forte pelo mundo.
O motivo da queda de popularidade, talvez, seja pelo fato que polêmica e crítica são itens inerentes à comédia. E em tempos de politicamente correto é preciso fazer malabarismos para não cometer exageros (e deslizes). Além disso, a última série de comédia impactante, e já um pouco desgastada, foi “The Big Bang Theory”.
Brasil sem tradição em comédias
O brasileiro é criativo e faz piada de tudo, mas a verdade é que as nossas comédias estão pautadas sempre na mesma fórmula. Prova disso são os remakes de “Os Trapalhões” e “Escolinha do Professor Raimundo”. De um modo geral, os seriados de comédia brasileiros são sempre aqueles da Globo com humor popular e muitos gritos.
Borges consegue mudar isso
A série original Porta dos Fundos, um dos primeiros produtos criados para o “Comedy Central”, depois que o grupo foi comprado pela “Viacom”, muda esse cenário. A comédia é boa e se inspira em grandes produções, como “The Office” e “Seinfeld”.
A série conta a história de uma importadora falida, na qual o dono fugiu e deixou uma dívida gigantesca para os funcionários. A solução é fazer vídeos na internet para conseguir pagar tudo.
O mais interessante é que o Porta brinca com as subcelebridades e o mundo do YouTube, logo após o canal perder o posto de 1° lugar em inscritos no Brasil para o Whindersson Nunes. Atualmente, até o comediante já foi ultrapassado.
Vale à pena assistir?
Sim! É uma comédia boa e que faz rir. Parece óbvio, mas hoje em dia está cada vez mais difícil de encontrar essa combinação. Porém, nem todo mundo achou isso. Alguns portais classificaram o produto com adjetivos, como “cenas de zorra total”.
A série também faz críticas aos exageros do politicamente correto e é uma resposta de quem convive com esse fantasma permanentemente, como é o caso dos autores do canal.
Resumindo
Borges tem 10 episódios e todos já estão disponíveis na Netflix. O seriado tem roteiro e direção de Ian SBF. O elenco conta com Antonio Tabet, Rafael Portugal, Thati Lopes e Karina Ramil.