Já faz um bom tempo que o Brasil entrou na rota dos grandes shows e festivais mundiais. São N fatores que fazem com que investidores e artistas procurem o país. Além do lucro, que é praticamente garantido, o público brasileiro sempre foi muito caloroso com os artistas, tanto nacionais quanto internacionais.

Com o crescimento dos shows, veio também o aumento da divulgação dos mesmos, atingindo públicos bem maiores do que alguns anos atrás. Consequentemente, comparecer a shows se tornou “descolado” e todos querem ir – nem sempre para curtir a banda (ou as bandas) que vai tocar, mas sim, apenas para falar “fui em tal show / festival”.

Já abordamos o tema no texto Geração Smarpthone.

concert-crowd-crop

Relembrando shows mais antigos, talvez, coincidentemente com a chegada dos smartphones, é nítido que o comportamento do público é diferente. Muito por conta das milhares de telas que tomaram o lugar das mãos levantadas.

Em sua passagem pelo Brasil, em 2016, o lendário Mick Jagger, do Rolling Stones, falou que “em São Paulo o público assiste ao show pelo celular“.

 

Vamos agitar?

No paralelo nada como uma boa performance para animar o público. O próprio Stones é um exemplo. Mesmo com idade avançada, os “tiozinhos” sabem como levar um show de mais de 2 horas sem cansar. Porém nem todos artistas se preocupam mais com suas performances no palco. Estão mais para cumprir tabela.

Alguns anos atrás assisti ao show do Pixies, no SWU. Não precisamos entrar no mérito da relevância deles para a música. Porém, no quesito show / performance, me senti até mal quando os vi tocando, pois era clara a má vontade e insatisfação dos músicos em estarem ali, com exceção da maravilhosa Kim Deal.

The-Pixies

 

Voltando às boas apresentações, listamos 10 performances para ninguém botar defeito. Confira!

 

10- Red Hot Chilli Peppers – Around The World (Woodstock 99)

 

9- Nine Inchi Nails – Wish (Live AATCHB)

 

8- Planet Hemp – Seus Amigos (show 1997)

 

7- Prodigy – Fire Starter (Rock am Ring 2009)

 

6- Queen – Love Of My Life (Rock In Rio I)

 

5- No Doubt – Just a Girl (Tragic Kingdom live)

 

4- Pearl Jam – Porch (Pink Pop 1992)

 

3- Suicidal Tendencies – You Can’t Bring Me Down (Live in Madrid 1993)

 

2- Pantera – Domination (Moscow – 91)

 

1- Faith No More – Epic / We Care a Lot (rock in rio II)

 

Não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter Instagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.