O olhar inusitado de Pierre Verger, a técnica apurada de Rugendas e o caráter onírico da obra de Francisco Brennand inspiram três atividades que o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferece ao público da CAIXA Cultural Rio de Janeiro no mês de março. São ações com entrada franca baseadas nas exposições Dorminhocos, Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos e Rugendas, um cronista viajante, todas em cartaz no espaço desde janeiro de 2018.
Nos dias 7, 8 e 9 (quarta, quinta e sexta), das 18h30 às 20h30, a Oficina de Ilustração trará um panorama desta linguagem enquanto incentiva que os participantes elaborem seus próprios trabalhos com base em um projeto definido em conjunto com o professor Camilo Martins.
Voltado para o público a partir dos 18 anos, o bate-papo O mundo dos sonhos propõe uma discussão sobre as compreensões, dimensões e importância que os sonhos possuem na dinâmica social e cultural. O debate será realizado no dia 16 de março (sexta), das 18h30 às 20h.
E ainda tem artes visuais para as crianças no dia 24 (sábado), às 14h, com a ação Pequena Gente Arteira – O mundo do pintor. A ideia é apresentar as cores, formas e texturas dos painéis de Bandeira de Mello, tudo em formato e linguagem apropriados para pequenos de 1 a 4 anos.
A arte da contação de história:
Com o objetivo de apresentar os elementos necessários para encantar o público com uma boa contação de histórias, o Programa Educativo promove uma oficina nos dias 21, 22 e 23 de março (quarta, quinta e sexta), das 16h às 19h, no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues.
Além de aprender sobre técnicas de desenvolvimento e apresentação de histórias, os participantes poderão preparar sua própria contação ao final do curso. A atividade tem como público-alvo universitários, educadores e interessados na temática a partir dos 18 anos.
Atividades mensais:
O Programa Educativo também apresenta atividades que ocorrem mensalmente. Um exemplo de sucesso é a ação Em busca da obra de arte que, em março, ocorre nos dias 10, 17 e 31 (sábados), às 11h e às 16h. Nela, as crianças são convidadas a interagir com as obras da CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a aprender mais sobre a história do espaço.
Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.
O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.
Programação:
Oficina de Ilustração, com Camilo Martins
Datas: 7, 8 e 9 de março (quarta, quinta e sexta-feira)
Horários: das 18h30 às 20h30
Local: Sala de oficina 1
Público-alvo: Estudantes e profissionais de artes, literaturas, design e áreas correlatas a partir dos 18 anos
Bate-papo O mundo dos sonhos
Datas: 16 de março (sexta)
Horário: das 18h30 às 20h
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: 18 anos
Oficina A arte da contação de história
Datas: 21, 22 e 23 de março (quarta, quinta e sexta)
Horário: das 16h às 19h
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Público-alvo: Universitários, educadores e interessados na temática a partir dos 18 anos
Pequena Gente Arteira – O mundo do pintor
Datas: 24 de março (sábado)
Horário: 14h
Local: Foyer inferior e superior
Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos
Em busca da obra de arte:
Datas: 10, 17 e 31 de março (sábados), às 11h e 16h
Ações de galeria:
De terça a sexta-feira, de 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Classificação Indicativa: Consultar programação