A Itaú Cultural Play faz uma homenagem à atriz e cineasta carioca Ana Maria Magalhães. Cinco produções realizadas por ela, entre 1976 e 2009, passam a integrar a grade da plataforma, que já conta em seu catálogo com Já que ninguém me tira pra dançar (2021), documentário sobre a atriz Leila Diniz.

A mostra estreia Mulheres de Cinema, uma nova cópia remasterizada do filme sobre o papel da mulher no cinema e na sociedade brasileira, a obra de ficção Lara, inspirada na história da atriz Odete Lara, e o documentário  Reidya construção da utopia, uma homenagem ao legado do arquiteto urbanista Affonso Eduardo Reidy. Dois curtas-metragens da década de 1980 completam a programação: Assaltaram a gramática e Spray Jet.

A diretora 

Com quase sessenta anos dedicados ao cinema no Brasil, a diretora vem construindo uma filmografia coerente, celebrada pela crítica e pelo público, na qual a busca por uma expressão própria se combina ao retrato de personagens femininas e aos dramas que regem a arte e a vida. Ela fez o seu primeiro trabalho aos 15 anos, em uma pequena participação no filme francês Arrastão (1965). Com direção de Antoine D’Omesson, o longa-metragem é baseado na obra Tristão e Isolda, a lendária história sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda. De origem medieval, a lenda foi contada e recontada em muitas diferentes versões ao longo dos séculos.

 

Itaú Cultural Play 

Em www.itauculturalplay.com.br
A partir do dia 17 de março

Mostra Ana Maria Magalhães, uma homenagem 

Mulheres de cinema (1976)
Duração: 38 minutos
Classificação indicativa: Livre

Já que ninguém me tira pra dançar (2021)
Duração: 91 minutos
Classificação indicativa: 16 anos (conteúdo sexual, nudez e violência)
*Já disponível no catálogo

Reidy, a construção da utopia(2009)
Duração: 77 minutos
Classificação indicativa: Livre

Lara (2002)
Duração: 103 minutos
Classificação indicativa: 16 anos (sexo e conflitos psicológicos intensos)

Assaltaram a gramática (1984)
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (drogas lícitas e linguagem chula)

Spray Jet (1985)
Duração: 14 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem chula)