Algum tempo atrás, eu falei aqui no Artescétera sobre o Estação Jovem, um espaço totalmente voltado para a arte, lazer e esporte, localizado em São Caetano do Sul, na região do ABC. No mês de abril, o espaço terá uma programação especial durante o mês inteiro, para comemorar o Dia do Jovem, celebrado no dia 13/4.
O Estação Jovem estará aberto gratuitamente todos os dias da semana (manhã, tarde e noite), repleto de atividades multiculturais para celebrar a juventude, com muito esporte, diversão, cultura e diversidade.
E para falar um pouco mais sobre o espaço e os projetos, conversamos com Wenndel Sant’Ana, coordenador municipal da Juventude de São Caetano. Confira a entrevista abaixo e não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.
O que motivou a programação Abril Jovem Na Estação?
WS – Abril é um mês especial por conter diversas datas que envolvem os jovens, que hoje são quase metade da população mundial. Além do Dia do Jovem, temos o Dia Mundial do Jovem Trabalhador, Dia Mundial da Educação, Dia do Office-Boy, Dia Mundial do Beijo, Dia Mundial do Livro, Dia Mundial do Escoteiro.
A programação é voltada apenas para os jovens?
WS – O Estação Jovem, naturalmente, tem mais projetos voltados à juventude 14 a 29 anos, mas é um espaço público onde são realizados projetos para todas as idades, como cursos, saraus e aulas de dança.
Quais os eventos previstos para o Abril Jovem na Estação?
O programa completo está na Agenda Cultural Municipal, disponível no site da Prefeitura. Mas aqui podemos destacar alguns, como por exemplo o show da banda EX4 e Encontro de Bateras, no dia 18/04 às 12h, quando haverá sorteio de guitarra e várias atrações surpresas.
Dia 19, às 11h, teremos o Rima, Rua, Terreiro, com show de Rapadura Xique-Chico, vivências de dança afro, capoeira e literatura. Este evento será realizado em parceria com o SESC de São Caetano do Sul.
Dia 25, a partir das 12h, acontece o CMF Undervision 2, com muitas bandas de rock, campeonato de skate, sorteio de tatuagens e brindes.
Qual o objetivo do Estação Jovem?
Partimos da premissa de que não existe cidadania cultural sem a força jovem. Essa força, por sua vez, acontece por meio do convívio com as diversidades de cultura. Assim, naturalmente, se estabelece um ponto de encontro democrático de referência dos jovens.
E como promover esta cidadania cultural no espaço?
Estimulando ações culturais que envolvam a juventude. Facilitando o acesso à informação do interesse juvenil. Oferecendo cursos que auxiliem a introdução do jovem no mercado de trabalho. Provocando o protagonismo juvenil; ou seja, compreendendo o jovem como sujeito, capaz de produção, expressão, inovação.
Como o Estação Jovem cria os projetos para a juventude?
Entendemos que realizar políticas públicas para a juventude não significa criar ou impor modelos, mas acolher projetos, propostas, sugestões, demandas ancoradas em necessidades atuais da juventude. Por isso a necessidade da criação do Conselho Municipal da Juventude.
E como organizar este Conselho?
Para estabelecer as pautas mais urgentes, é necessário mapear e dialogar com pontos de expressão juvenil na cidade e região, como grêmios escolares, associações, clubes, âmbitos religiosos. Obviamente, o Conselho não pode ser apenas formal, mas real e democrático. Por isso, a iniciativa deve partir da sociedade civil.
Quais as ações permanentes no espaço?
Temos atividades com periodicidade semanal, mensal, bimestral, semestral, anual como por exemplo o Projeto Escola Palco da Vida que realiza de um diferenciado programa educacional e recreativo ligado à dança como expressão corporal além de abordar os elementos da cultura do hip-hop. Outro destaque é as ações de esportes radicais como skate, patins, slackline. As oficinas multiculturais que abrangem diversas linguagens artísticas e que ocorrem durante todo o ano. E o COMJUV nas Escolas que tem como objetivo desenvolver um canal aberto de comunicação aos jovens que estudam nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade de São Caetano do Sul.
A Estação Jovem é aberta ao público de segunda-feira, das 12h às 21h, de terça a sexta das 10h às 20h e de sábado e domingo das 12h às 18h e é localizada na rua Serafim Constantino, s/n – Tel: 4226-5518