O Head de Comunicação e Conteúdo da agência Mclair, Lucio Agberto, listou 5 filmes e séries que podem inspirar profissionais e interessados em comunicação. Confira.
AIR: A história por trás do logo (2023)
O filme revela detalhes da parceria revolucionária entre o então jovem promissor Michael Jordan e o departamento de basquete da Nike, que na época tinha resultados inferiores aos das concorrentes Adidas e Converse – favoritas para fechar contrato com o aspirante a astro do esporte. A trama aborda a trajetória de Sonny Vaccaro (Matt Damon) que, junto com sua equipe, criou a linha Air Jordan e apostou no maior jogador de basquete muito antes da sua fama.
“O longa mostra elementos importantes para a comunicação, como a criatividade, desenvolvimento de design, cultura organizacional e técnicas de negociação. Uma das características de Sonny Vaccaro é a crença e persistência em suas ideias, algo fundamental para profissionais que lidam com relacionamento, por exemplo, assessores de digital influencers, equipes de Digital PR e profissionais de Relações Públicas”, aponta.
Suits (2011 – 2019)
Embora a série seja ambientada na rotina da advocacia, ela também é interessante para a comunicação corporativa. A trama traz como protagonistas o poderoso advogado Harvey Specter (Gabriel Macht) e Mike Ross (Patrick J. Adams), recrutado para trabalhar no escritório como associado, mesmo sem ter formação jurídica.
“Ao longo das nove temporadas, Harvey Specter faz o possível para vencer casos, ainda que em algumas situações ele se utilize de práticas imorais. Entre as características mais marcantes estão a liderança, gerenciamento de crise, desenvolvimento de estratégias e capacidade de lidar com o improviso, além da boa comunicação verbal nas argumentações dos advogados”, explica Agberto.
A Rede Social (2010)
O longa-metragem conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) e Eduardo Saverin (Andrew Garfield), fundadores daquela que viria a ser uma das redes sociais mais conhecidas do mundo: o Facebook.
“O Facebook é uma das maiores inovações quando falamos de redes sociais. O filme traz ensinamentos sobre empreendedorismo, planejamento e desenvolvimento de ações da ferramenta que tornou-se um marco para a comunicação, pois até hoje é amplamente utilizada como recurso de extensão para a imprensa, campanhas de marcas e produtos, e fonte de engajamento para influenciadores digitais”, pontua o especialista.
House of Cards (2013 – 2018)
A série tem seis temporadas e retrata o cenário político estadunidense, com alianças, relacionamentos e disputas pelo poder ocorridas no congresso e nos cargos executivos do país. Nela, o casal Frank (Kevin Spacey) e Claire Underwood (Robin Wright) se utilizam de todos os recursos possíveis para chegarem ao poder, contando sempre com a ajuda do chefe de gabinete e antigo diretor de estratégia, Doug Stamper (Michael Kelly) para os trabalhos sujos.
“O telespectador que se interessar pela série terá a oportunidade de compreender o trabalho de profissionais de comunicação interna, assessoria de imprensa e, eventualmente, o de repórteres investigativos. Afinal, a trama traz diversas táticas de gerenciamento de crise, relacionamento, divulgação e apuração de informações”, indica.
O Discurso do Rei (2010)
Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o duque de York, Albert, assume a coroa e se torna o Rei George VI (Colin Firth). No entanto, antes de assumir o posto de homem mais poderoso da Inglaterra, a majestade precisa tratar a sua gagueira para poder liderar a nação.
“Em uma época na qual o rádio era o principal meio de comunicação de massa, o drama enfrentado pelo Rei George VI era dialogar, discursar e se comunicar com a nação por meio desta mídia. O filme retrata brilhantemente a importância da comunicação oral”, finaliza o Head de Comunicação.