Enquanto alguns filmes são responsáveis em ser um passatempo nos horários livres, outros, já destacam mensagens importantes e reflexivas para o dia a dia, mesmo em formato de animação, trazendo na história personagens repletos de diversidade e inspirações que lembram do por que é necessário resgatar o valor da família e o como isso reflete no futuro.

Os filmes da Disney são clássicos quando o assunto é família. E por isso, para ajudar nesta escolha, a psicanalista e terapeuta Joseana Sousa selecionou 5 filmes que assinam histórias marcantes, necessárias e dignas de uma sessão especial em casa, aproveitando que no dia 15 de maio, é o Dia Internacional da Família. Confira!

RED: CRESCER É UMA FERA

Meilin “Mei’ Lee é uma menina de 13 anos, que mora com sua mãe e seu pai em Toronto, no Canadá. Mei é uma estudante muito dedicada e responsável, porém, de forma inesperada e mágica, ela se transforma em um panda vermelho gigante, quando fica muito empolgada, animada ou muito irritada.

Com o passar do tempo, a menina descobre que o surgimento do panda vermelho é algo que acontece com todas as mulheres de sua família, quando na verdade, a história é uma metáfora da puberdade, etapa de importante desenvolvimento na qual, as emoções ficam à flor da pele.

LUCA

O sucesso de Luca traz uma reflexão importante sobre identidade e relações a partir das aventuras de três amigos. Luca é uma criança que esconde um segredo: ele também é um monstro marinho e na história, ele busca seu amadurecimento para seguir com seus sonhos e acima de tudo, se aceitar do jeito que é. Segundo Joseana, o filme também destaca a relação de Luca com seus pais, já que eles proíbem o garoto de ir à superfície justamente para protegê-lo dos perigos. Mas, em paralelo, não abrem espaço para um diálogo, sobre seus desejos e preocupações. Com isso, diante da curiosidade e desobediência de Luca, a história acontece.

ENCANTO

Mais do que uma animação, Encanto conta a história dos Madrigal, uma família que vive em uma casa mágica e escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar chamado Encanto. Foi a magia presente no local que deu a todos os membros da família dons especiais e únicos, com exceção de Mirabel. Em torno disso o enredo se forma e ganha uma grande história, já que quando a protagonista descobre que a magia corre perigo, ela pode ser a única que pode ajudar!

No filme, inicialmente, já é possível perceber que a história gira em torno de uma típica família colombiana, com tudo em perfeita ordem quando de repente tudo muda devido a diferença da personagem Mirabel. Dentro das constelações familiares, esse membro ‘banido’ da família recebe o nome de “ovelha negra”, que tem como papel ser diferente para que toda a hierarquia seja colocada em ordem e o dar e receber entre em equilíbrio.

VIVA – A VIDA É UMA FESTA

O filme conta a história de um menino chamado Miguel, que sonha em se tornar músico, mas enfrenta a oposição de sua família, que tem uma longa história de proibição da música. Para seguir seu sonho, Miguel acaba entrando em contato com a terra dos mortos e descobrindo segredos sobre sua família. Um dos papéis da Constelação Familiar é revelar segredos que estão causando danos ao sistema familiar. A psicanalista afirma que essa teoria sugere que muitos dos problemas pessoais têm raízes nas dinâmicas familiares inconscientes que herdamos, incluindo traumas, crenças e valores que foram transmitidos de geração em geração.

MUNDO ESTRANHO

Mundo Estranho traz em sua história uma lendária família de exploradores, os Clades, enquanto tentam navegar por uma terra inacessível e inexplorada ao lado de uma equipe heterogênea. Mas, nessa jornada, os personagens precisam superar os conflitos familiares, enquanto descobrem as maravilhas desconhecidas desse mundo extraordinário.