Não é novidade que a saúde mental é um assunto muito discutido atualmente.

Quatro filmes nacionais recentes têm buscado normalizar as conversas sobre depressão, ansiedade e saúde mental, debatendo sobre a temática de forma franca, segura e honesta, fomentando ao público a possibilidade de debates e reflexões. Confira!

1- AS LINHAS DA MINHA MÃO

O documentário AS LINHAS DA MINHA MÃO, de João Dumans, tem como protagonista a artista Viviane de Cássia Ferreira, que fala abertamente sobre suas experiências com a arte e a loucura. E, a partir disso, o filme investiga o seu trabalho e a relação deste com saúde mental.

2- A METADE DE NÓS

O longa partiu da necessidade do cineasta de falar sobre os sentimentos em relação à morte da irmã por suicídio, pouco depois do nascimento da filha. O filme traz um casal de protagonistas que recepciona de modos extremamente opostos a perda repentina de um filho único adulto, investigando as buscas por respostas e curas emocionais com bastante responsabilidade. O longa ganhou o Prêmio do Público como Melhor Filme de ficção brasileiro na 47ª Mostra internacional de Cinema de São Paulo.

>> 9 FILMES PARA ASSISTIR NO DIA DO CINEMA BRASILEIRO


3- MEU CASULO DE DRYWALL

O suicídio de uma jovem de 17 anos num condomínio de luxo é o ponto de partida para a investigação de como seus pais e amigos tentam lidar com essa perda imensa. O filme transita entre dois tempos para também contar a história dessa moça e de como ela chegou a esse ato extremo. O elenco conta com Bella Piero, Maria Luisa Mendonça, Mari Oliveira e Michel Joelsas.

4- NINGUÉM SAI VIVO DAQUI

O longa NINGUÉM SAI VIVO DAQUI, de André Ristum, é inspirado no livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, e narra o genocídio que aconteceu no maior hospital psiquiátrico do país, o Centro Psiquiátrico Hospitalar de Barbacena, entre 1903 e 1980.