Paris é um destino fascinante, mas como qualquer outro requer planejamento para se aproveitar melhor a viagem. Na hora de organizar seu roteiro para a chamada cidade luz é necessário pensar nos lugares essenciais para não perder nada de mais interessante em uma estadia na capital da França.

Quais pontos são imperdíveis? Como conhecê-los de forma prática? Como contemplar o máximo de atrações que Paris pode oferecer? Helena Ribeiro, guia conferencista, reúne três bairros inspiradores onde estão concentrados pontos icônicos da cidade francesa.

>> A ILUMINADA NOITE PARISIENSE

>> OS TÚMULOS DO PERÈ-LACHAISE

Está com as malas prontas? Então, vamos nessa!

Montmartre

Dos bairros que mais encanta turistas, Montmartre é parada obrigatória em Paris. Posicionado no ponto mais alto da cidade, é ótimo para te entregar as vistas mais lindas da região, além de ser um prato cheio para quem busca a Cidade Luz romântica: é palco de ruelas bucólicas, bistrôs, praças e até mesmo artistas de rua.

A majestosa Basílica de Sacré Coeur e o icônico cabaré Moulin Rouge são lugares que você não pode deixar de conhecer. Para quem já viu “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” ainda pode conferir o Café des Deux Moulins, famoso por conta da protagonista. Além disso, não deixe de passar pelo Museu Montmartre, para conhecer mais sobre a história do bairro.

É recomendável descer na estação de metrô Blanche (linha 2), onde você sairá em frente ao Cabaré Moulin Rouge. De lá, seguindo pela rua Lepic, você poderá conhecer  o café da personagem Amélie. Depois é só continuar subindo até a basílica. O Museu Montmartre fica logo na rua Cortot, aos fundos de Sacré Coeur.

Vale ressaltar que o bairro foi residência de Picasso, Modigliani, Cocteau entre outros artistas.

Le Marais

Arte, história, compras e a cultura parisiense estão no Le Marais, um dos bairros turísticos mais agitados de Paris. É ainda o epicentro da comunidade LGBTQIA + na cidade, e abriga muito do valor cultural da comunidade.

Os pontos que você não pode deixar de ver pelo bairro são o Hôtel de Ville (o prédio da Prefeitura de Paris), a Place des Vosges (praça mais antiga de Paris) e o Museu Picasso. Para quem curte compras, vai adorar ainda a Rue de Rivoli, rua onde você pode fazer as melhores compras de Paris.

O bairro é repleto de cafés, restaurantes, bistrôs, lojas, livrarias e galerias de artes. Andar por ele, até mesmo sem rumo, pode ser ainda uma ótima opção.

Quartier Latin

O Quartier Latin é o bairro universitário de Paris e um dos bairros com mais pontos para você visitar. É amplamente conhecido por abrigar a Universidade Sorbonne, uma das mais antigas da Europa. Por ela, passaram os alunos célebres Tomás de Aquino, Roland Barthes, Simone de Beauvoir, Jean-Luc Godard, entre outros. E dá para estudar lá até hoje!

Você também pode visitar o Panteão, monumento que é o lugar onde estão guardados os restos mortais de algumas das mais notórias personalidades francesas: Marie Curie, Voltaire, Simone Veil, Alexandre Dumas, Emile Zola, Victor Hugo, por exemplo.

Logo atrás do monumento, fica a igreja Saint-Étienne-du-Mont, que você não pode deixar de ver, sua escadaria lateral ficou famosa pelo filme “Meia Noite em Paris”. Outro ponto interessante é o Instituto do Mundo Árabe, prédio que oferece uma excelente vista das torres da Basílica de Notre Dame e caracteriza-se por ser uma construção bem moderna de Paris.

Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar o Jardin Des Plantes, um dos mais bonitos jardins da cidade. Ele abriga imensas estufas, o Museu de Ciências Naturais e um zoológico.