Quem cresceu nos anos 90 e era ligado à música, com certeza deve se lembrar dos tempos áureos da MTV Brasil, que durou até meados dos anos 2000.
Dentre os programas e atrações da emissora, o VMB – Vídeo Music Brasil, com certeza, era um dos mais aguardados do ano. A premiação anual, que durou de 1995 a 2012, reunia os melhores da música brasileira.
Sem entrar no mérito de “quando o VMB começou a ficar ruim“, a atração reuniu momentos e performance históricas que até hoje dão saudades.
Separamos abaixo 10 shows históricos de uma das maiores premiações da música brasileira.
10- Fresno & Chitãozinho & Xororó – Evidências – VMB 2008
Nem sempre Evidências, clássico de Chitãozinho & Xororó, foi o hino de toda festa e casamento no Brasil. E um fato que ajudou a música a voltar aos holofotes foi a apresentação da lendária dupla sertaneja com o Fresno. A apresentação não só fez um considerável barulho como fizeram os emos entrarem na brincadeira que o gênero era um sertanejo com guitarra.
9- NX Zero & CPM 22 – Inevitável / Além de Mim – VMB 2006
Em 2006 o hardcore melódico e o emo estavam no auge. E nada mais atrativo do que chamar as duas maiores representantes dos gêneros para animar o público com Inevitável e Além de Mim.
8- Sepultura & Jason Newsted – Roots Bloody Roots – VMB 1998
Dois anos após a saída de Max Cavelera, o Sepultura continuava com tudo na cena mundial do metal. Uma das provas foi a apresentação no VMB junto com Jason Newsted, até então baixista do Metallica, onde tocam o hino Roots Bloddy Roots.
7- Planet Hemp – VMB 2012
Em 2012 ocorria a última edição do VMB. E para fechar com chave de ouro, a MTV mandou bem demais convidando o Planet Hemp que, na época, anunciava sua volta aos palcos após 10 anos de hiato. O resultado; um show de 15 minutos que fez com que muitos implorassem que o VMB não acabasse (e que a MTV voltasse a ser o que era).
6- Raimundos & Charlie Brown Jr. – VMB 1999
No final dos anos 90 o rock era o gênero que dominava o Brasil. O Raimundos tinha o posto de maior banda de rock do país, seguido pelo Charlie Brown Jr. Em 1999 as duas bandas se reuniam para tocar seus maiores sucessos à época, Mulher de Fases e Zóio de Lula e, para fechar, um ótimo cover versão hardcore de Geração Coca-Cola, da Legião Urbana.
5- Chico Science & Nação Zumbi & Gilberto Gil – Macô – VMB 1995
É até injusto falar da primeira edição do VMB aqui, já que todos os shows poderiam estar na lista facilmente. Mas não tem como deixar a maravilhosa apresentação do saudoso Chico Science e seu Nação Zumbi, juntos com Gilberto Gil, tocando o clássico Macô.
4- Caetano Veloso & David Byrne – (Nothing But) Flowers – VMB 2004
Vamos ser sinceros, óbvio que a apresentação da dupla foi boa, mas esta, em específico, se torna muito mais lendária por conta do piti do Caetano com os problemas técnicos que antecederam a apresentação. Um dos momentos mais memoráveis não só do VMB, mas da MTV Brasil.
- Primeiro o piti
Agora a apresentação (rs).
3- Raimundos – 20 e Poucos Anos – VMB 2000
Uma surpresa para todos os fãs do Raimundos. Executada pela primeira vez ao vivo justamente no VMB de 2000, a música 20 e Poucos Anos, do galã Fábio Jr., foi regravada para o programa do mesmo nome da emissora que estreava naquele ano.
2- Rita Lee & Cássia Eller & Nando Reis – Top Top – VMB 2001
Uma apresentação bem da injustiçada e pouco falada mas, com certeza, uma das melhores nos 18 anos de VMB. A rainha Rita Lee se juntou à Cássia Eller e Nando Reis para versão da ótima Top Top, de Os Mutantes. O que mais da saudade é que foi o último ano em vida da lendária Cássia.
1- Racionais MCs – Capítulo 4, Versículo 3 – VMB 1998
Em 1998 o Racionais fazia história por vencer o prêmio de Escolha da Audiência, o maior prêmio do VMB na época. Após diversas negociações e receio de não comparecerem na cerimônia, o quarteto subiu no palco apresentando a maravilhosa Capítulo 4, Versículo 3, do clássico “Sobrevivendo ao Inferno“.