Após o impressionante sucesso dos dois primeiros discos do The Sword, produzidos pela própria banda, a ambiciosa ópera rock de ficção-científica, Warp Riders (2010) fez com que o grupo explorasse um novo território conceitual. O trabalho continuou em Apocryphon (2012). O quinto disco da banda, High Country (2015), nasceu de uma necessidade criativa do fundador e primeiro compositor do The Sword, John Cronise, de explorar novos territórios.
Agora, em 2018, a banda se prepara para o lançamento de Used Future, dia 23 de Março. Para o sexto disco, o grupo está buscando um estilo de rock clássico ainda mais icônico e contagiante. Com melodias refinadas, grandes riffs e ganchos inesquecíveis, Used Future é o disco mais maduro da banda até agora.
Used Future faz referência aos clássicos trabalhos de Led Zeppelin, Pink Floyd, Tom Petty e outros. O trabalho tem um som poderoso, que é cru e refinado ao mesmo tempo, graças ao trabalho de Martine e do engenheiro de som Brian Lucey (The Black Keys, Ghost). A estética sonora do LP pode ser observada no single principal, “Deadly Nightshade”, descrito pelo Revolver como um “marcante scuzz-rock no estilo de T.Rex.”
Confira o single Twilight Sunrise.