O rock, que veio do blues nos anos 40 e começou a tomar mais forma nos anos 50, passou por diversas gerações. Podemos dizer que até os anos 70, as características das bandas eram bem parecidas, já que não existiam tantas vertentes como hoje.

Portanto vamos, hipoteticamente, classificar estas bandas como a primeira geração do rock.

O tempo foi passando e muitas bandas e/ou artistas da primeira geração se foram.  Já perdemos lendas como Elvis Presley, Freddie Mercury, Jim Morrison (The Doors), Janis Joplin, Beatles, Ramones, entre muitas outras.

Porém, os amantes de rock podem se considerar sortudos. Por enquanto. Ainda temos na ativa, bandas como Rolling Stones, Kiss, AC / DC, Aerosmith, ZZ Top, Lynyrd Skynyrd, Black Sabbath e também artistas que se desvincularam de suas bandas, mas continuam lotando shows até hoje, como Paul McCartney (Beatles), Roger Waters (Pinky Floyd), Robert Plant (Led Zeppelin), Joan Jett, entre outros.

Como a idade chega para todos, a preocupação também chega. Muitos dos artistas citados acima já estão na casa dos 70 e, um dia, não estarão mais entre nós. E neste dia, vamos poder dizer com muita tristeza, que não há mais artistas vivos das primeiras gerações do rock.

Já pararam pra pensar que daqui a 20 anos teremos grandes chances de não ter mais muitas das bandas citadas acima?

Mesmo daqui a 20 anos, com uma provável extinção da primeira geração, ainda não há motivo para (tanto) desespero.

Ainda teremos muitas coisas boas que nasceram nos anos 80 e 90. De novo, hipoteticamente, podemos classificar estas bandas como segunda geração do rock.

Nestas duas décadas, temos bandas como Faith No More, Red Hot Chili Peppers, Depeche Mode, Mudhoney, New Order, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Infectious Grooves, Rage Against The Machine, Smashing Pumpkins, L7, The Offspring, Nine Inch Nails, Primus, Sublime e muitas outras excelentes bandas que estão na ativa até hoje.

 

Agora, uma preocupação: quem serão os futuros dinossauros do rock quando a segunda geração acabar?

Dizem que o finado Nirvana foi a última grande banda de rock, em termos revolucionários. E é um fato. Não houve nenhuma banda pós Nirvana que causou tanto impacto quanto eles. Do final dos anos 90 até hoje surgiram muitas bandas de diversas vertentes. E podemos classificar (hipoteticamente) estas bandas como a terceira geração do rock. Quais são estas bandas?

São muitas e de diversos gêneros. Temos as bandas que transformaram o punk rock / hardcore em musicas mais pops como Simple Plan, Good Charlote, Paramore, Yellowcard, My Chemical Romance. Temos também bandas de new metal como Korn, Linkin Park, Limp Biskit, Papa Roach. Temos bandas que vieram do grunge, como o Foo Fighters e o Queens of the Stone Age.

Bandas que surgiram de projetos (geralmente com artistas da primeira e segunda geração) como Audioslave, Probot e Velvet Revolver. E também temos o gênero que mais fez sucesso nos últimos anos, que são as bandas indies alternativas, que começou mais forte com o The Strokes no inicio dos anos 2000 e, posteriormente, surgiram bandas que são sucessos no mundo hipster indie alternativo que são presenças garantidas em festivais como Lollapalooza e Planeta Terra, como The Hives, Coldplay, The Killers, Kings of Leon, Phoenix, The Black Keys, Kaiser Chiefs, The Cooks, Peter Bjorn and John, Franz Ferdinand e muitas outras bandas.

hipster-evolution-brendan-mccartan

Não entrando no detalhe antropológico e social da coisa, mesmo que a música sempre nos traga boas surpresas, o movimento mudou bastante. O rock mainstream enfraqueceu demais por N fatores. Isso é fato!

Refletindo sobre este cenário, voltamos à pergunta título deste texto: Quem serão os futuros dinossauros do rock?

Abaixo listamos alguns candidatos:

 

Foo Fighters

198548

Mesmo não sendo fã incondicional de Foo Fighters, eles têm uma certa moral para encarar o fardo de dinossauros do rock daqui uns 30 e poucos anos, já que o Dave Ghrol participou (e muito bem) da segunda geração do rock e também tem talento nato para agitar os shows.

 

Queens of the Stone Age

af29e631-9263-41ab-b35b-eb1d0bc3fe03

Não sou muito parâmetro para falar já que sou fã dos caras. Mas falando com a razão, o QOTSA é uma das poucas bandas da terceira geração que conseguiu mesclar um som agressivo e original, relembrando os anos 80 e 90, não só pela musicalidade, mas sim pela energia.

 

Korn

korn

Alguns não vão concordar comigo, nem eu mesmo concordo ás vezes (rs). Mesmo não sendo um gênero unanimidade entre muitos rockeiros, o Korn é e foi muito importante para o cenário new metal, e na boa, os primeiros discos são excelentes, com músicas pesadas e os caras conseguem pular da primeira a última música do show. Com certeza serão referência daqui a alguns anos.

 

The Hives

the-hives-5

Nunca assisti a um show deles ao vivo, mas já ouvi alguns discos e posso dizer que é uma banda muito boa. Muitas músicas tem claras influências do The Stooges. E isso nos dias de hoje, é excelente. Não sei se o Stooges é uma influência para o The Hives, mas ouvindo o disco, você percebe muita sintonia com o punk rock dos anos 70 e 80. E assistindo alguns shows online, você sente a energia contagiante no palco.

Analisando muitas bandas, podemos concluir que poucas delas terão moral para carregar o fardo de Dinossauros do Rock e também que temos que ter muito medo de qual será a quarta geração do rock.

E você? Que banda escolheria para ser Dinossauro do Rock?

Não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais  FacebookTwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.