Vocês já ouviram (ou ao menos falar sobre) a história do Sansão e Dalila? Resumidamente, é sobre um homem (Sansão) que se apaixona por Dalila, uma prostituta ambiciosa que descobre que Sansão possui uma força descomunal presente em seus cabelos e, posteriormente, o trai cortando seus cabelos por dinheiro. E devido a esta famosa história é que estou baseando o post de hoje, falando sobre bandas de rock que, metaforicamente falando, perderam um pouco a força na música após cortarem suas madeixas.

Cabelos

Logicamente, não é para levar este post tão a ferro e fogo, é apenas uma brincadeira, uma maneira engraçada de escrever sobre as bandas que, em determinado período, para expandir mais sua música, as deixaram mais comerciais. Coincidentemente, este período foi entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Nesta época, diversas bandas nacionais e internacionais se tornaram incrivelmente conhecidas não só no cenário rock n’ roll, mas sim, conhecidas por pessoas que sequer haviam ouvido falar da banda e sequer gostavam de rock. Bandas como Red Hot Chili Peppers, Offspring e Foo Fighters, que já eram conhecidas dos rockeiros, eram exaustivamente tocadas em todas as rádios e programas de TV.

E foi bem nesta época que os membros das bandas (não todos), começaram a ficar com o visual mais arrumadinho, cabelos cortados, roupas sem furos. Talvez foi mesmo a massificação do rock no mundo, que muitas bandas aderiram para ganhar mais dinheiro e fazerem parte do mainstream.

Cabelos 2

Abaixo, segue alguns videos comparando o antes e o depois de algumas bandas, ou melhor, o antes com cabelo e o depois sem cabelo, sempre tomando como referência o “depois” entre o final dos anos 90 e inicio dos anos 2000.

Bizarro, não (Rs)? Agora brincadeiras a parte, mesmo que para os rockeiros mais radicais, este período não tenha sido o melhor do rock, ainda assim faz falta por ser a época em que mais apareceram bandas de rock (mesmo não sendo tão boas) nos últimos anos, que o axé perdeu lugar, que grandes festivais começaram a aparecer, que todos tinham uma banda de rock de garagem, que haviam muitos programas de TV voltados para música e juventude (Musikaos, Fúria, Programa Livre, H), e que com certeza, a cena era muito melhor que a atual.

Deu pra sentir um pouco de saudades da época, não é? Não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais  FacebookTwitter Instagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.